Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1151547
Title: Efeitos de diferentes concentrações de nitrato de amônio e nitrato de potássio na micropropagação da Conobea scoparioides (Cham. & Schltdl.) Benth.
Authors: SILVA, A. C. B. da
LAMEIRA, O. A.
SANTOS, M. C. A. dos
SOUZA, I. N. G.
Affiliation: ANA CAROLINE BATISTA DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA; OSMAR ALVES LAMEIRA, CPATU; MILA CRISTINE ALMEIDA DOS SANTOS, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ; ISIS NARYELLE GÓES SOUZA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA.
Date Issued: 2023
Citation: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 24., 2020, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2023.
Pages: p. 39-44.
Description: A pataqueira, Conobea scoparioides (Cham. & Schltdl.) Benth., está inserida na família botânica Plantaginaceae e tem como centro de origem a Amazônia. O método de cultura in vitro demonstra várias aplicações de nível prático e a multiplicação de plantas em larga escala, melhoramento genético, conservação do germoplasma, assim como a produção de metabólitos secundários. O objetivo do trabalho foi analisar o efeito das diferentes concentrações dos compostos minerais nitrato de amônio e nitrato de potássio na micropropagação de Conobea scoparioides (Cham. & Schltdl.) Benth. O experimento continha seis tratamentos do meio de cultura sólido MS completo, ½ meio MS, MS + ¹/4 NO3NH4, ½ MS + ¼ NH4NO3, MS + ¼ KNO3 e ½ MS + ¹/4 KNO3. Cada tratamento continha quatro repetições com dois frascos, e cada frasco apresentava três explantes incubados contendo 30 mL dos meios de cultura. As avaliações ocorreram após 30 dias da inoculação para as variáveis número de brotações e altura dos brotos. Não ocorreu diferença significativa entre as diferentes concentrações e fontes de nitratos na composição do meio MS para as variáveis avaliadas
Thesagro: Planta Medicinal
Cultura In Vitro
Meio de Cultura
Keywords: Conobea scoparioides
Pataqueira
Notes: Pibic.
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CPATU-Pibic2020-40-45.pdf391.85 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace