Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1152178
Título: Identificação de grãos de pólen no corpo de visitantes forais para estudos de redes de interação em frutíferas do Nordeste.
Autoria: RODRIGUES, F. A.
RIBEIRO, M. de F.
Afiliação: FÁBIO AIRES RODRIGUES, CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO
MARCIA DE FATIMA RIBEIRO, CPATSA.
Ano de publicação: 2022
Referência: In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 16., 2022, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2022.
Páginas: p. 25.
Conteúdo: As redes de interação entre plantas e polinizadores são ferramentas importantes que podem incrementar a produtividade dos cultivos. O projeto ao qual este trabalho está vinculado tem o objetivo de estudar redes de interação para duas culturas no Nordeste: o maracujá-do-mato (Passiflora cincinnata Mast) e o araçá-do-campo (Psidium guineense Sw.) para obter informações sobre estas relações. Neste resumo são apresentados os resultados rfeerentes ao araçá. Para isso, foi utilizada uma área no Campo Experimental de Bebedouro, pertencente à Embrapa Semiárido, em Petrolina, PE. Em plantas previamente marcadas, coletou-se os visitantes forais com rede entomológica, segundo metodologia já estabelecida. As abelhas foram sacrficadas em acetato de etila, montadas em alfinete entomológico, fotografadas e identficadas taxonomicamente. Os corpos destes indíviduos foram lavados com álcool 70% e os grãos de pólen retirados com auxílio de pincéis, sob lupa. Alguns indivíduos tinham poucos grãos e, por isso,foram colocados em um mesmo tubo falcon, por espécie. Com as amostras de pólen, elaborou-se lâminas (acetólise), em triplicata. A partir das lâminas, registrou-se imagens dos grãos com um microscópio Physis, acoplado a uma câmera Dino-Eye Eyepiece (NTSC/PAL), onde cada tipo foi fotografado três vezes. A identificação dos grãos foi feita preliminarmente por comparação com o catálogo on-line da RCPol e, as fotos, posteriormente avaliadas por uma especialista. Obteve-se um total de 189 abelhas de três famílias: Apidae (cinco tribos), Colletidae e Hallictidae, e sete espécies. Nas 189 lâminas, com as 63 amostras de pólen, de todos os visitantes coletados, pôde-se perceber que havia apenas um tipo polínico, sendo identicado como tipo P. guineense. Isso indica que as abelhas estavam fazendo visitas exclusivas nas flores do araçazeiro durante o período de observação. Entre as plantas coletadas em estudo anterior, próximas à mesma área, não haviam representantes da família Myrtaceae, o que reforça esta interação das abelhas restrita ao araçá.
Thesagro: Pólen
Abelha
Polinização
Araçá
Inseto
NAL Thesaurus: Passiflora
Palavras-chave: Abelhas sem ferrão
Meliponicultura
Maracujá do mato
Araçá do campo
Série: (Embrapa Semiárido. Documentos, 308).
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Identificacao-de-graos-de-polen-no-corpo-deIdentiacao-de-graos-de-polen.2022.pdf500.34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace