Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1152179
Título: Identificação molecular de rizóbios isolados de Gliricídia sepium em solos do Semiárido.
Autor: SANTOS, S. K. C. S.
SANTOSM J. W. M. dos
SILVA, R. C. S. da
RIBEIRO, P. R. de A
MORAES, S. A. de
FERNANDES JUNIOR, P. I.
Afiliación: SHEIÇA KARINE COELHO SOUZA SANTOS, CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO
JONNATHAN WHINY MORAES DOS SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
RAÍRA CARINE SANTANA DA SILVA, CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO
PAULA ROSE DE ALMEIDA RIBEIRO, CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO
SALETE ALVES DE MORAES, CPATSA
PAULO IVAN FERNANDES JUNIOR, CPATSA.
Año: 2022
Referencia: In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 16., 2022, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2022.
Páginas: p. 26-27.
Descripción: A gliricídia [Gliricidia sepium (Jacq.) Kunth ex Walp] é uma leguminosa estratégica para a alimentação dos rebanhos no Semiárido brasileiro. Apesar de apresentar elevada importância para a pecuária regional, poucas informações sobre os rizóbios associados à gliricídia já foram levantadas na região Nordeste. Atualmente, há duas estirpes de Rhizobium spp. (BR 8801 e BR 8802) recomendadas para a produção de inoculantes no Brasil, porém, estirpes locais podem ter maior adaptabilidade e eficiência simbiótica. Por este motivo, a seleção de rizóbios nativos se faz importante. Este estudo objetivou a identificação de 14 estirpes de rizóbio de gliricídia da Coleção de Micro-organismos de Interesse Agrícola da Embrapa Semiárido (CMISA) por meio do sequenciamento parcial do gene 16S rRNA. As estirpes foram crescidas em meio YMA e o DNA foi extraído utilizando-se o kit comercial (Brasília, LGC Biotecnologia). O DNA foi amplificado com iniciadores universais e purificado com o kit comercial Wizard Gel and PCR Clean up (Promega). Os produtos de PCR foram enviados para a empresa ACTGene, onde foram sequenciados na plataforma ABI 3500 (Applied Biosystems). A qualidade das sequências foi avaliada com o programa Sequence Scanner 2.0 ( Applied Biosystems) e os contigs montados usando-se as sequências forward e reverse. Todas as sequências foram comparadas com as de estirpes tipo (type strains) disponíveis no banco de dados GenBank (https://www. ncbi.nlm.nih.gov/genbank/). Das 14 estirpes, duas apresentaram sequências similares à Bosea e Brevibacillus, gêneros não rizobianos. Dentre as 12 estirpes rizobianas 11 foram classificadas como Sinorhizobium spp., com similaridade a S. alkalisoli (variando de 98,95% a 99,70% de similaridade). Uma única estirpe foi classificada como Rhizobium sp. no clado R. tropici (99,92% de similaridade com R. multihospitium). Este é o primeiro registro de Sinorhizobium spp. nodulando G. sepium na região Nordeste do Brasil.
Thesagro: Biodiversidade
Solo
Leguminosa
Gliricidia
Forragem
Inoculante
NAL Thesaurus: Gliricidia sepium
Palabras clave: Rizobio
Semiárido
Fixação biológica do nitrogênio
FBN
Citación: (Embrapa Semiárido. Documentos, 308).
ISSN: 1808-9992
Tipo de Material: Resumo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Identificacao-molecular-de-rizobios-isolados-2022.pdf500.14 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace