Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1152527
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorFRANCO, D. A. F.
dc.contributor.authorFREITAS, I. C. V.
dc.contributor.authorFERREIRA, I.
dc.date.accessioned2023-03-20T18:50:54Z-
dc.date.available2023-03-20T18:50:54Z-
dc.date.created2023-03-20
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas. Uberlândia: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2011.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1152527-
dc.descriptionOs sistemas florestais são efetivos em melhorar e conservar a qualidade do solo. Quando um material rico em carbono é adicionado ao solo, é utilizado pelos microorganismos como fonte de energia, o que promove aumento na atividade biológica e conseqüentemente liberação de CO2. O trabalho teve como objetivo avaliar a respiração microbiana do solo e a ciclagem dos nutrientes em função da adição de doses de serapilheira de uma área de floresta de Pinus caribaea. Para os bioensaios, utilizou-se um solo arenoso, coletado na profundidade de 0-10 cm. A serapilheira de Pinus caribaea foi coletada em uma área de floresta plantada de 32 anos de idade, na Fazenda Floresta do Lobo, no município de Uberlândia-MG. Os tratamentos foram constituídos de parcelas subdivididas no tempo, sendo os tratamentos quatro doses de serapilheira de pinus (0, 2, 4 e 8 g de serapilheira 100 g-1 de solo seco, o que equivale a 0, 2, 4 e 8 Mg ha-1), 5 tempos de avaliação da respiração do solo (5, 12, 19 e 26 dias de incubação) e 4 repetições, com teor de umidade a 22%. A atividade respiratória foi estimada pela quantidade de C-CO2 liberado. Após 26 dias de incubação, procedeu-se às análises químicas (pH, C, N, P, K, Ca, Mg e Al). A incorporação de serapilheira de Pinus caribaea no solo arenoso aumentou as taxas de carbono, nitrogênio, potássio, cálcio e alumínio, induzindo a ciclagem de nutrientes e modificando o metabolismo microbiano, sendo proporcional à dose adicionada. A taxa de respiração microbiana do solo aumentou em função da quantidade da maior quantidade de serapilheira de Pinus no solo.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleRespiração microbiana e ciclagem de nutrientes no solo com adição de serapilheira de Pinus caribaea.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroCarbono
dc.subject.thesagroMatéria Orgânica
dc.subject.thesagroSolo
riaa.ainfo.id1152527
riaa.ainfo.lastupdate2023-03-20
dc.contributor.institutionDIEGO ANTÔNIO FERNANDES FRANCO; ISABEL CRISTINA VINHAL FREITAS, GEM; ISMAEL FERREIRA.
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso / Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Respiracao-microbiana-e-ciclagem.pdf118.12 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace