Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1154421
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorBARBOSA, A. M. da S.
dc.contributor.authorMARTORANO, L. G.
dc.contributor.authorMORAES, J. R. da S. C.
dc.contributor.authorSANTOS, L. S.
dc.date.accessioned2023-06-14T14:26:38Z-
dc.date.available2023-06-14T14:26:38Z-
dc.date.created2023-06-14
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationIn: SEMINÁRIO DE PESQUISA DA FLORESTA NACIONAL DO TAPAJÓS, 3.; SEMINÁRIO DE PESQUISA DA RESERVA EXTRATIVISTA TAPAJÓS ARAPIUNS, 1., 2017, Santarém. Anais... Santarém: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade: ICMBio, 2018.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1154421-
dc.descriptionA falta de cobertura do solo predispõe as áreas cultivadas ao impacto direto das gotas de chuva, principalmente em eventos pluviais intensos. Em Unidades de Conservação de Uso Sustentável como é o caso da Flona Tapajós, a intensa pressão antrópica no entorno apresenta-se como forte ameaça à manutenção da floresta. O objetivo neste trabalho foi estimar a erosividade das chuvas (Fator R) para os municípios de Belterra, com base em dados pluviais diários e usar um simulador portátil de erosividade como ferramenta metodológica para sensibilizar os produtores da região.Os meses com maiores ofertas pluviais influenciam na erosividade diária de Belterra. Meses mais chuvosos (janeiro a maio) os valores de erosividade ficaram entre 700 a 1300 MJ mm ha-1h-1 e consequentemente as chuvas diárias acima de 30 mm são mais ocorrentes, com percentual de 30% do total das chuvas mensais. Em período de estiagem, eventos isolados de chuvas erodidas também podem trazer perdas de solos.Em média, 25% dos eventos pluviais diários nesse período, são acima de 30 mm, no entanto observa-se casos isolados de erosividade que chegam a 100% de chuvas ocorrentes nesses meses. Devido a fragilidade a erosividade em meses mais pluviosos, foi utilizado um simulador portátil para testar perdas de solos em diferentes coberturas, com o intuito de mostrar a importância da necessidade de manter o solo sempre coberto para minimizar as suas perdas, possibilitando o melhor entendimento sobre o assunto para os produtores da região.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectPotencial Erosivo
dc.subjectUnidade de Conservação
dc.subjectUso do solo
dc.titleChuvas erosivas simuladas e estimadas para as condições de clima na Flona Tapajós e seu entorno.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroUso da Terra
dc.subject.thesagroEducação Ambiental
dc.subject.thesagroChuva
dc.subject.thesagroErosão do Solo
dc.format.extent2p. 9-12.
riaa.ainfo.id1154421
riaa.ainfo.lastupdate2023-06-14
dc.contributor.institutionA. M. DA S. BARBOSA, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA; LUCIETA GUERREIRO MARTORANO, CPATU; J. R. DA S. C. MORAES, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA; L. S. SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CHUVAS-EROSIVAS.pdf213.09 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace