Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1157271
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLEONI, G.
dc.contributor.authorBUZANSKAS, M. E.
dc.contributor.authorMARCONDES, C. R.
dc.contributor.authorREGITANO, L. C. de A.
dc.contributor.authorMUNARI, D. P.
dc.contributor.authorBERNARDES, P. A.
dc.date.accessioned2023-10-16T20:24:30Z-
dc.date.available2023-10-16T20:24:30Z-
dc.date.created2023-10-16
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationIn: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MELHORAMENTO ANIMAL, 15., 2023, Jataí. O reinado dos fenótipos: novos desafios. Anais.... Jataí: SBMA, 2023.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1157271-
dc.descriptionUma alternativa para reduzir o custo da aplicação da seleção genômica é a realização da imputação dos genótipos. No entanto, para raças em que a população é pequena, há indisponibilidade de grande quantidade de animais genotipados com alta densidade, como observado para raça Canchim. A utilização de raças fundadoras pode colaborar com a imputação, porém algumas vezes resulta em baixa acurácia. Assim, o objetivo deste estudo foi comparar a acurácia de imputação de painéis comerciais com painéis personalizados de baixa densidade imputados para um painel de alta densidade em bovinos da raça Canchim, utilizando população referência formada por animais da raça Nelore. Foram utilizados 400 animais Nelore na população referência e 396 animais Canchim e do grupo genético MA na população de imputação. Os painéis comerciais de baixa densidade considerados continham 20 mil e 50 mil SNPs (polimorfismos de nucleotídeo único) e 3 tipos de personalizações foram aplicadas com o objetivo de obter as mesmas densidades dos painéis comerciais, formando assim 8 diferentes cenários. A acurácia de imputação apresentou valores superiores nos painéis personalizados quando comparados com os comerciais e também, conforme a densidade dos painéis eram maiores, as acurácias tiveram seu valor aumentado. Houve pequena diferença entre a primeira forma de personalizar o painel comparado com a segunda e terceira, indicando que a maneira como o painel é construído interfere nas acurácias de imputação.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectBovino de corte
dc.subjectGenômica
dc.subjectMarcadores moleculares
dc.titleImputação utilizando painéis personalizados em bovinos da raça Canchim.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroGado Canchim
dc.format.extent2p. 120-122.
riaa.ainfo.id1157271
riaa.ainfo.lastupdate2023-10-16
dc.contributor.institutionGABRIELA LEONI, Universidade Federal de Santa Catarina; MARCOS ELI BUZANSKAS, Universidade Federal da Paraíba; CINTIA RIGHETTI MARCONDES, CPPSE; LUCIANA CORREIA DE ALMEIDA REGITANO, CPPSE; DANÍSIO PRADO MUNARI, Universidade Estadual Paulista; PRISCILA ARRIGUCCI BERNARDES, University Institute for Future Farming System.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ImputacaoUtilizandoPaineis.pdf812,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace