Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1158849
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSILVA, A. F.
dc.contributor.authorSILVA, M. S. L. da
dc.contributor.authorFELISBERTO, N. R. de O.
dc.contributor.authorFERNANDES, F. E. P.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, L. S.
dc.contributor.authorSOUZA, S. L.
dc.date.accessioned2023-11-29T13:32:24Z-
dc.date.available2023-11-29T13:32:24Z-
dc.date.created2023-11-29
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL INTERDISCIPLINAR, 1.; CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL INTERDISCIPLINAR, 6.; WORKSHOP DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL INTERDISCIPLINAR, 9., 2023, Juazeiro. Anais... Juazeiro: Univasf, 2023.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1158849-
dc.descriptionA metodologia proposta consiste num conjunto de ações e ferramentas organizadas para permitir contato remoto entre pesquisadores/as, extensionistas e famílias agricultoras, levando em consideração seu planejamento de acordo com o trabalho a ser executado, linguagem e forma de comunicação e avaliação após o contato estabelecido. O objetivo dessa metodologia é permitir o contato personalizado com cada família agricultora, através de reunião virtual, para validação de informações, capacitações, coleta de dados e avanços em pesquisas científicas. Os recursos tecnológicos necessários para isso são: dispositivo com capacidade de videoconferência, internet e aplicativo de videoconferência. O tempo recomendado para a realização do Campo Remoto no momento síncrono é de no máximo 1 hora. A preparação do Campo Remoto inicia com a listagem de quem estará participando, de acordo com a demanda identificada: técnicos/as, famílias agricultoras, pesquisadores/as, professores/as etc. Em seguida tem-se a escolha do tema e o planejamento inicial. Deve-se proceder o contato prévio com a família, agendando o melhor dia e hora com a família, determinando o horário de início e término. Após o Campo Remoto a equipe de técnicos mantém-se reunida para avaliar o que houve, as impressões e pensar nos próximos passos. Essa metodologia de comunicação permite continuidade de trabalhos de pesquisas com menor custo e adequada a realidade das famílias agricultoras do Semiárido brasileiro, podendo ser adaptada para qualquer região do país ou mesmo em contatos internacionais.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectMetodologia participativa
dc.subjectTrabalho remoto
dc.subjectAgroecossistemas
dc.subjectRemote work
dc.subjectPandemia
dc.subjectPós pandemia
dc.subjectCampo remoto
dc.subjectAgroecologia
dc.titleMetodologia de comunicação para pesquisa, ensino e extensão rural em período de pandemia e pós pandemia.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroComunicação
dc.subject.thesagroAgricultura Familiar
dc.subject.thesagroExtensão Rural
dc.subject.thesagroEnsino
dc.subject.thesagroEducação Ambiental
dc.subject.thesagroTrabalhador Rural
dc.subject.nalthesaurusCommunications technology
dc.subject.nalthesaurusFamily farms
dc.subject.nalthesaurusAgroecosystems
riaa.ainfo.id1158849
riaa.ainfo.lastupdate2023-11-29
dc.contributor.institutionALINEAUREA FLORENTINO SILVA, CPATSA; MARIA SONIA LOPES DA SILVA, CNPS; NIVEA REGINA DE OLIVEIRA FELISBERTO, CNPC; FRANCISCO EDEN PAIVA FERNANDES, CNPC; LEANDRO SILVA OLIVEIRA, CNPC; SIMÃO LINDOSO SOUZA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA.
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CPATSA)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace