Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1159075
Título: Produção e mercado dos produtos florestais não-madeireiros: o caso da castanha-do-pará (Bertholletia excelsa H.B.K.).
Autoria: QUEIROZ, J. F. de
HOMMA, A. K. O.
FILGUEIRAS, G. C.
MENEZES, A. J. E. A. de
REYMÃO, A. E. N.
SANTOS, M. A. S. dos
Afiliação: JAQUELINE FONTEL DE QUEIROZ, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; ALFREDO KINGO OYAMA HOMMA, CPATU; GISALDA CARVALHO FILGUEIRAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ; ANTONIO JOSE ELIAS A DE MENEZES, CPATU; ANA ELIZABETH NEIRÃO REYMÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ; MARCOS ANTÔNIO SOUZA DOS SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA.
Ano de publicação: 2022
Referência: Research, Society and Development, v. 11, n. 13, e189111335284, 2022.
Conteúdo: Produtos Florestais Não-Madeireiros (PFNMs) são aqueles de origem vegetal, na região Norte do Brasil a castanha-do-pará (Bertholletia excelsa H.B.K) merece destaque, uma vez que é fonte de renda para inúmeras comunidades na Amazônia, além de um dos principais PFNMs exportados pelos estados dessa região. Entretanto o extrativismo da castanha-do-pará enfrenta desafios como as questões ambientais, crescimento da fronteira agropecuária e das cidades, questões climáticas, além de um modelo de extração que emprega baixo nível tecnológico e demanda grande quantidade de mão-de-obra. Este estudo tem como objetivo analisar a produção de castanha-do-pará quanto ao comportamento da quantidade produzida (1968-2020) e preço para o período de 1990-2020 e de exportações e importações, para o período de 1997-2021 e aspectos ligados ao consumo da castanha, para que seja possível compreender o mercado e a produção deste importante PFNM para a Amazônia. Observou-se que a produção de castanha oscila entre picos de queda e crescimento, decorrente de variáveis climáticas e alternância de safra, resultando reflexos no nível de preços. As exportações brasileiras concentram para Estados Unidos, Austrália e países europeus. Com relação as importações esta ocorreu, especialmente, da Bolívia a atual líder de mercado, mesmo estando entre os três produtores mundiais. Concluiu-se que embora questões de produção e mercado costumam ser associados exclusivamente a questões de ordem econômica observa-se que a castanha-do-pará está associado com a expansão da fronteira agrícola e uma possível ligação com as questões climáticas.
Thesagro: Castanha do Para
Mercado
Desenvolvimento Agrícola
Bertholletia Excelsa
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Producao-e-mercado.pdf487,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace