Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1160292
Title: Implementação de programas de qualidade versus condições microbiológicas de veículos transportadores e do comércio varejista de leite e derivados.
Authors: LOBATO, E. M. G. B.
COMINATO, V.
SOBRAL, D.
SILVA, M. R.
PINTO, M. S.
MIGUEL, E. M.
COSTA, R. G. B.
PAULA, J. C. J. de
MOREIRA, G. de M. M.
TEODORO, V. A. M.
Affiliation: ELIZA MARIA GALVÃO BENGTSON LOBATO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; VANESSA COMINATO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; DENISE SOBRAL, EPAMIG; MARCIO ROBERTO SILVA, CNPGL; MAXIMILIANO SOARES PINTO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; ELISÂNGELA MICHELE MIGUEL, EPAMIG; RENATA GOLIN BUENO COSTA, EPAMIG; JUNIO CESAR JACINTO DE PAULA, EPAMIG; GISELA DE MAGALHÃES MACHADO MOREIRA, EPAMIG; VANESSA AGLAÊ MARTINS TEODORO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA.
Date Issued: 2023
Citation: In: COSTA, F. F.
HÚNGARO, H. M.
RODARTE, M. P. (org.). Gestão, qualidade e inovações tecnológicas: produções acadêmicas em ciência e tecnologia do leite e derivados. Juiz de Fora: Editar, 2023.
Pages: p. 11-29.
Description: A implementação de programas de qualidade em toda a cadeia produtiva do leite, incluindo as etapas de transporte e comércio, é imprescindível para a obtenção de produtos lácteos de qualidade e seguros. O objetivo deste trabalho foi avaliar a associação entre o nível de implementação de programas de qualidade e a contaminação microbiológica em 15 estabelecimentos comerciais e 20 veículos transportadores. Foram elaboradas e aplicadas listas de verificação (LV) específicas para os setores de laticínios dos estabelecimentos comerciais e para os veículos transportadores. Foram realizadas análises de microrganismos aeróbios mesófilos das mãos de manipuladores, de mesas, utensílios, equipamentos e de embalagens, e de fungos filamentosos e leveduras de embalagens e do ambiente do estabelecimento e do baú dos veículos. Houve associações positivas entre as classificações de atendimento à LV dos setores de laticínios dos estabelecimentos com os resultados microbiológicos de mãos e superfícies de contato. A avaliação das embalagens e dos ambientes demonstrou que não há associação entre as contagens de fungos filamentosos e leveduras e o grau de implementação dos programas de qualidade. São necessários parâmetros regulatórios para auxiliar a indústria e os estabelecimentos varejistas na implementação dos programas de qualidade.
Thesagro: Embalagem
Fracionamento
Higiene
Keywords: Boas práticas
Supermercado
Type of Material: Parte de livro
Access: openAccess
Appears in Collections:Capítulo em livro científico (CNPGL)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace