Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1160684
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVINHOLIS, M. de M. B.
dc.contributor.authorMASCARIN, A. L. C.
dc.contributor.authorCUNHA, C. F. DA
dc.contributor.authorSILVA, V. L.
dc.date.accessioned2024-01-10T18:32:41Z-
dc.date.available2024-01-10T18:32:41Z-
dc.date.created2024-01-10
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 61., 2023, Piracicaba. Agropecuária do futuro: tecnologia, sustentabilidade e a segurança alimentar: anais. Piracicaba: ESALQ/USP, 2023.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1160684-
dc.descriptionA inovação em aplicativos embarcados em smartphones para tomada de decisão na agropecuária tem crescido nos últimos anos. A depender da funcionalidade do aplicativo, essa inovação pode proporcionar ganhos na produção pecuária, incluindo a redução de custos, aumento da eficiência da produção, melhorias na saúde e bemestar do rebanho, além da redução do impacto ambiental para uma produção mais sustentável. Fundamental observar que o processo de inovação destes aplicativos assume uma nova ótica de desenvolvimento, transcendendo os limites de uma firma ou empresa, envolvendo a colaboração e o compartilhamento de conhecimentos e de recursos entre diferentes atores no ecossistema de inovação. Este estudo tem por objetivo investigar a interação de atores, funções e capacidades estratégicas envolvidas no desenvolvimento de um aplicativo para a gestão reprodutiva do rebanho e tomadas de decisão na pecuária. Por meio de entrevistas com os atores envolvidos nas etapas de ideação, desenvolvimento, disseminação e manutenção, verificou-se que os atores podem assumir várias funções e estas se modificam ao longo do processo. Ainda, as interações e conexões entre os atores pautam-se nas capacidades complementares, as quais se sustentam em processos organizacionais consolidados.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectSmartphone
dc.subjectAgricultura digital
dc.subjectAgricultura inteligente
dc.subjectEcossistema de inovação
dc.titleInovação em aplicativos para tomada de decisão na pecuária: atores, funções e capacidades estratégicas.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.format.extent210 p.
riaa.ainfo.id1160684
riaa.ainfo.lastupdate2024-01-10
dc.contributor.institutionMARCELA DE MELLO BRANDAO VINHOLIS, CPPSE; ANA LUIZA CAMARGO MASCARIN, Fundação Hermínio Ometto; CHRISTIANO FRANÇA DA CUNHA, Universidade Estadual de Campinas; VIVIAN LARA SILVA, Universidade de São Paulo.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
InovacaoAplicativosTomada.pdf831.19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace