Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1161032
Título: Post-harvest management and characteristics of melon cultivars fruits and their prospects in the Roraima savannah: a review.
Autoria: CARMO, I. L. G. da S.
MEDEIROS, R. D. de
ALBUQUERQUE, J. de A. A. de
MONTEIRO NETO, J. L. L.
ALVAREZ, R. A. M.
AUGUSTI, M. L.
SILVA, D. C. V. da
SOUSA, N. V. de
Afiliação: IGNÁCIO LUND GABRIEL DA SILVA CARMO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA; ROBERTO DANTAS DE MEDEIROS, CPAF-RR; JOSÉ DE ANCHIETA ALVES DE ALBUQUERQUE, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA; JOÃO LUIZ LOPES MONTEIRO NETO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA; RICHARD ALCIDES MOLINA ALVAREZ, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA; MAURÍCIO LOURENZONI AUGUSTI, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA; DEILA CRISTINA VIEIRA DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA; NATALIA VIEIRA DE SOUSA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA.
Ano de publicação: 2023
Referência: Contribuciones a Las Ciencias Sociales, São José dos Pinhais, v. 16, n. 12, p. 29505-29517, 2023.
Conteúdo: O melão (Cucumis melo L.) tem significativa importância econômica no cenário mundial, com o Brasil destacando-se como um robusto exportador. Condições climáticas como temperaturas elevadas, baixa umidade relativa do ar e prolongados períodos de insolação são benéficas para a produção e qualidade dos frutos. A região do Nordeste de Roraima, especialmente os municípios de Bonfim e Normandia, perto da fronteira com a Guiana, possui clima semiárido com uma pluviosidade média anual entre 1.200 e 1.400 mm. Após a colheita, os produtos hortifrutícolas começam a respirar, processo que compromete a qualidade pós-colheita, levando à redução das características organolépticas, firmeza, teor de açúcares e perda de massa. Os melões Cantaloupensis e Reticulatus, climatéricos, têm elevada síntese de etileno e alta taxa respiratória nos frutos, o que resulta em deterioração do sabor, perda de firmeza e menor vida útil pós- colheita. Em contraste, melões não climatéricos, como o grupo inodorus, exibem síntese reduzida de etileno, polpa branca, aroma discreto, sem amadurecimento pronunciado e uma vida útil pós- colheita mais extensa. Vale ressaltar que o mercado de melão oferece uma diversidade de cultivares relevantes, resistentes a pragas, com alta produtividade e excelente qualidade pós-colheita. O presente trabalho teve como objetivo abordar uma revisão bibliográfica sobre o manejo do meloeiro, condições de desenvolvimento da cultura e pós-colheita de cultivares de melão na Savana de Roraima.
NAL Thesaurus: Cucumis melo subsp. melo
Varieties
Soil
Palavras-chave: Climate conditions
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPAF-RR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Contribuciones030.pdf262,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace