Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1161039
Title: Classificador em tempo real do tamanho de gota de um pulverizador agrÍcola baseado em redes neurais artificiais.
Authors: SCHUTZ, D. R.
PENALOZA, E. A. G.
MERCALDI, H. V.
SILVA, L. J. R.
OLIVEIRA, V. A.
CRUVINEL, P. E.
Affiliation: Universidade de São Paulo; Universidade Federal de Pelotas; Universidade Federal de São Carlos; Universidade de São Paulo; Universidade de São Paulo; PAULO ESTEVAO CRUVINEL, CNPDIA.
Date Issued: 2023
Citation: In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON ADVANCES IN SENSORS, ACTUATORS, METERING AND SENSING - ALLSENSORS 2023, 8., 2023, Venice, Italy. Proceedings... Wilmington, USA: IARIA, 2023.
Description: Dentre as diferentes etapas envolvidas nos processos produtivos agrícolas, a pulverização agrícola utilizada para o controle fitossanitário abrange grande parte do custo total de produção e sua incorreta execucão pode aumentar os riscos humanos e biológicos. Assim pesquisas são necessárias para garantir o uso adequado de defensivos agrícolas, assegurando a qualidade da aplicação. Dentre os indicadores de qualidade, fornecidos pelo espectro de gotas, o diâmetro médio volumétrico (DMV) é um dos mais utilizados. Porém, sua análise é baseada em testes pós aplicação, consequentemente impedindo a atuação no momento da pulverização do agrotóxico. Esta pesquisa tem como objetivo a implementação de uma arquitetura de rede neural artificial (RNA) em um pulverizador agrícola com tecnologia de injeção direta, de modo a efetuar a classificação do tamanho de gotas em tempo real baseadas em medições de vazão, pressão e resistência fluídica provenientes dos instrumentos no pulverizador e históricos de caracteríısticas operacionais do maquinário. Assim, treinamentos e testes são realizados com base em resultados experimentais e tabelas provenientes de manuais técnicos dos fabricantes dos bicos. Resultados obtidos permitem caracterizar que a metodologia usada propiciam estimativas adequadas do tamanho de gotas, aumentando a qualidade de aplicação.
Keywords: Diâmetro médio volumétrico
Redes neurais artificiais
Sistemas inteligentes
Pulverização agrícola
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPDIA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
P-Classificador-em-tempo-real-do-tamanho-de-gota.pdf519.29 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace