Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1161578
Título: Resultados preliminares do potencial de novas espécies de Plantas de Cobertura de Solo para os Tabuleiros Costeiros.
Autoria: SANTOS, C. S.
PEDROTTI, A.
OLIVEIRA, L. M.
SPEHAR, C. R.
ASSIS, R. L.
MELO, C. O. V.
DJAU. I.
PASSOS, P. M.
Afiliação: CLICIO S. SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE; ALCEU PEDROTTI, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE; LETUZIA M. OLIVEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE; CARLOS ROBERTO SPEHAR, CPAC; RENATO L. ASSIS, UNIVERSIDADE DE RIO VERDE; CANDIDO O. V. MELO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE; IAIA DJAU, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE; PAULA M. PASSOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE.
Ano de publicação: 2007
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 31., 2007, Gramado. Conquistas e desafios da ciência do solo brasileira: anais. Porto Alegre: SBCS, 2007.
Páginas: 5 p.
Conteúdo: RESUMO - As plantas de cobertura do solo (PCS) constituem importante componente em sistemas agrícolas, já que têm por finalidade formar cobertura morta e proteger o solo contra o impacto da água, diminuindo o risco de erosão e tornando o ambiente mais propício na reciclagem dos nutrientes. Essa técnica visa a proteção superficial, bem como melhoria e manutenção de suas características físicas, químicas e biológicas. Outras vantagens que podemos ter com o incremento dessas plantas nos sistemas agrícolas são: a reciclagem de nutriente, proteção contra erosão, elevação da taxa de infiltração, aumento na capacidade de retenção de água, aumento na diversificação da microbiota e estabilidade dos agregados. Nesse contexto, o trabalho teve como objetivo avaliar início da floração, plena floração e a taxa de crescimento das seguintes espécies: Amarantus (Amaranthus cruentus), Aveia Preta (Avena strigosa Schreb), Eleusine (Eleusine coracana), Sorgo 202 (Sorghum bicolor), Gergelim (Sesamum indicum), Crotalaria (Crotalaria juncea), Milheto (Pennisetum glaucum), Kenaf (Hibiscus cannabinus) e Quinoa (Chenopodium quinoa Willd.). As espécies foram plantadas em canteiros 2m x 2m, com espaçamento entre linhas de 0,40m, com 3 repetições cada, totalizando 15 parcelas variando de T1 à T15. Baseado nos resultados obtidos do presente estudo com as diferentes espécies de plantas de cobertura de solo, constatou-se que as espécies Crotalaria (Crotalaria juncea) e Gergelim (Sesamum indicum) apresentaram maior taxa de crescimento 96,5cm e 96cm respectivamente para um mesmo intervalo de tempo em relação as outras espécies. Já para as variáveis inicio e plena floração as espécies Eleusine (Eleusine coracana) e Gergelim (Sesamum indicum) apresentaram o menor tempo 35-45 e 35-60 dias respectivamente.
Thesagro: Espécie
Planta de Cobertura
Crotalária Juncea
Gergelim
Conservação do Solo
Manejo do Solo
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Resultados-preliminares-do-potencial.pdf34,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace