Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1162051
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorINOUE, L. A. K. A.
dc.contributor.authorSANTOS, M. L. B. M. dos
dc.contributor.authorDORCE, L. S.
dc.contributor.authorOTA, E. do C.
dc.contributor.authorSILVA, T. S. de C.
dc.date.accessioned2024-02-16T13:32:21Z-
dc.date.available2024-02-16T13:32:21Z-
dc.date.created2024-02-16
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationRevista Saúde e Meio Ambiente RESMA, v. 15, n. 2, p. 171-181, 2023.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1162051-
dc.descriptionRESUMO:A aquaponia é a integração da aquicultura à produção vegetal. Isso é possível graças ao acúmulo de nutrientes oriundos das rações fornecidas aos peixes e do metabolismo dos organismos aquáticos. Entretanto, mais estudos são necessários para o aperfeiçoamento da produção de peixes e vegetais em aquaponia. O presente trabalho avaliou a influência da utilização de duas rações comerciais para peixes, sendo uma de 36% e a outra 45% de proteína bruta. Foram montados seis minissistemas de aquaponia para o teste das duas rações em triplicatas. Os resultados indicaram tendência de melhor crescimento dos peixes que receberam a ração de 45% de proteína bruta. Porém o crescimento de alface foi superior (P<0,05) nos minissistemas de aquaponia, em que os peixes receberam a ração de 36% de proteína bruta. Rações para peixes em aquaponia devem ser confeccionadas e utilizadas levando-se em consideração o sistema como um todo e não somente do ponto de vista da nutrição animal. Os sistemas aquapônicos são complexos, sendo o equilíbrio entre todos os componentes como os peixes, ração, plantas e microrganismos o principal fundamento para o seu pleno funcionamento.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectAquaponia
dc.titleProdução de alface em aquaponia: influência do teor de proteína bruta na ração aos peixes.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroPeixe Ornamental
riaa.ainfo.id1162051
riaa.ainfo.lastupdate2024-02-16
dc.contributor.institutionLUIS ANTONIO KIOSHI AOKI INOUE, CPAO; MAIKELY LARISSA BORMANN MACIEL DOS SANTOS, GRADUANDA EM MEDICINA VETERINÁRIA, FACULDADE ANHANGUERA DE DOURADOS; LARISSA SELINI DORCE, UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, DOURADOS; ERIKA DO CARMO OTA, Projeto BRS AQUA/CNPq, Dourados, MS; TARCILA SOUZA DE CASTRO SILVA, CPAO.
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CPAO)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
aquaponia-proteina.pdf99.06 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace