Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1163008
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorGILIO, L. A.
dc.contributor.authorBETTIOL, W.
dc.date.accessioned2024-03-19T18:33:22Z-
dc.date.available2024-03-19T18:33:22Z-
dc.date.created2024-03-19
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE FITOPATOLOGIA, 53., 2023, Brasília, DF. Anais... Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2023.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1163008-
dc.descriptionA otimização de meios de cultura utilizando reagentes baratos e de fácil acesso é importante para o controle biológico de doenças de plantas. Assim, o objetivo do presente trabalho foi substituir a fonte de carbono de um meio quimicamente definido para bactérias (MORAES, I. de O.; CAPALBO, D. M. F.; MORAES, R. de O. Multiplicação de agentes de controle biológico. In: BETTIOL, W. Controle Biológico de doenças de plantas. Jaguariúna: Embrapa, 1991. p. 383) por fonte mais barata e de fácil acesso, a sacarose, para produzir Bacillus velezensis AP-3. O experimento foi instalado em delineamento inteiramente casualizado, sendo avaliado o meio de cultura quimicamente definido para bactérias e o mesmo com alteração da glicose para sacarose. Para tanto, cada tratamento contou com três repetições e o ensaio foi repetido duas vezes no tempo. Para este estudo, a pré-cultura foi cultivada por 24 h em Shaker Orbital a 250 rpm, 28 °C, no escuro, em meio GPL (10 g de glicose, 10 g de peptona, 5 g de extrato de levedura, 3 g de NaCl, 1 g de KH2PO4, 0,5 g de MgSO47H2O, 1000 mL de água e pH ajustado para 6). Em Erlenmeyers de 250 mL com defletores basais foram acrescentados 45,55 mL ou 44,75 mL do meio de cultura; 4,2 mL de glicose (240 g de glicose em 1000 mL de água destilada e autoclavada) ou 5 mL de sacarose (190 g de açúcar cristal em 1000 mL de água destilada e autoclavada) e 0,5% de pré-cultura, logo após incubados em Shaker Orbital a 250 rpm, a 34 °C, no escuro. Após 72 h foi retirada uma alíquota de 1 mL para a determinação do número de endósporos produzidos determinados pelo número de UFC mL-1. Os dados foram submetidos ao teste de Shapiro Wilk para avaliar a normalidade dos resíduos e ao teste de Bartlett para avaliar a homogeneidade de variâncias. Os dados foram submetidos a análise de variância de médias e as médias comparadas pelo teste de Tukey (P < 0,05). As análises foram realizadas no ambiente estatístico RStudio. O meio de cultura quimicamente definido para bactérias utilizando sacarose como fonte de carbono produziu 9,70x108 UFC mL-1, enquanto que com a glicose produziu 7,56x108 UFC mL-1, diferindo estatisticamente entre si. Conclui-se que a sacarose é uma alternativa viável para substituição da fonte de carbono no meio quimicamente definido para bactérias para produção do isolado de B. velezensis AP-3.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectBacillus velezensis
dc.titleSubstituição da fonte de carbono em meio de cultura para produção de endósporos por Bacillus velezensis.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroSacarose
dc.subject.thesagroControle Biológico
dc.subject.thesagroGlicose
dc.subject.thesagroMeio de Cultura
dc.subject.nalthesaurusSucrose
dc.subject.nalthesaurusGlucose
dc.subject.nalthesaurusBiological control
dc.format.extent2p. 279
riaa.ainfo.id1163008
riaa.ainfo.lastupdate2024-03-19
dc.contributor.institutionLUANA APARECIDA GILIO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; WAGNER BETTIOL, CNPMA.
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CNPMA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
RA-BettiolW-53CBFito2023-p279-253.pdf431.22 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace