Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1163288
Título: Analise multicritério em ambiente SIG na indicação de áreas adequadas à piscicultura no Nordeste do Estado do Pará.
Autoria: MOTA, L. de F.
GOUVEIA, N. de A.
PAES, E. T.
WATRIN, O. dos S.
COSTAS, I. S.
PARISE, F. J. de O.
Afiliação: LUCAS DE FARIAS MOTA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO; NELSON DE ALMEIDA GOUVEIA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA; EDUARDO TAVARES PAES, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA; ORLANDO DOS SANTOS WATRIN, CPATU; IURICK SARAIVA COSTAS, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA; FRANCISCO JOSÉ DE OLIVEIRA PARISE, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA.
Ano de publicação: 2024
Referência: Revista Brasileira de Geografia Física, v. 17, n. 2, p. 1200-1212, 2024.
Conteúdo: Para subsidiar a gestão o uso sustentável de uma área, a identificação dos ambientes naturais e suas fragilidades potenciais e emergentes, contribuem para uma melhor definição das diretrizes e ações a serem efetivadas no espaço físico-territorial. O objetivo deste trabalho é avaliar o potencial de adequação das terras em região do nordeste do Estado do Pará para a implantação de empreendimentos de piscicultura com a utilização de viveiros escavados, a partir da definição de cinco critérios: declividade, altitude, solos, proximidade de estradas e uso e cobertura da terra. Os dados foram adquiridos de fontes oficiais e integrados em um ambiente de Sistema de Informações Geográficas (SIG). Com a utilização da Análise Hierárquica Multicritério (AHP) foi possível atribuir pontuações para os critérios e integrá-los em uma matriz de comparação pareada para obtenção dos pesos de cada um dos critérios definidos. Os resultados indicaram que mais de 80% das terras na região de estudo são consideradas aptas para o desenvolvimento da piscicultura, sendo as áreas “totalmente adequadas” um pouco inferiores as áreas “adequadas”, pela escala de adequação adotada. Já as áreas que apresentaram algum tipo de restrição a essa atividade, consideradas terras “pouco adequadas”, “inadequadas” e “restritivas” nunca apresentaram taxas individuais superiores a 11% do total do território em questão.
Thesagro: Piscicultura
Sistema de Informação Geográfica
Digital Object Identifier: https://doi.org/10.26848/rbgf.v17.2.p1200-1212
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
AnaliseMulticriterio.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace