Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1163620
Título: Avaliação da prevalência de endometrite citológica no pós-parto de vacas leiteiras alojadas em sistemas Compost barn (resultados preliminares).
Autoria: COELHO, M. C.
DAMASCENO, M. D.
MORENO, A. M.
DORNELES, E.
GUIMARÃES, A. S.
CARVALHO, B. C. de
Afiliação: MILENA CARVALHO COELHO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; MARCILENE DANIEL DAMASCENO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; ANDREA MICKE MORENO, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; ELAINE DORNELES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; ALESSANDRO DE SA GUIMARAES, CNPGL; BRUNO CAMPOS DE CARVALHO, CNPGL.
Ano de publicação: 2024
Referência: In: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA GADO DE LEITE, 28., 2023, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2024.
Páginas: p. 13-18.
Conteúdo: A doença uterina é importante causa de perdas reprodutiva e produtiva em vacas de leite. O diagnóstico e definição de casos são variados, mas a citologia endometrial é método confiável e sensível para a detecção de inflamações no endométrio de vacas no puerpério. O crescimento da adoção de sistemas Compost barn torna necessário caracterizar a saúde animal nesses sistemas, especialmente a prevalência de doenças uterinas. Objetivou-se avaliar a prevalência de endometrite citológica no pós-parto de vacas alojadas em sistemas Compost barn. Foram coletadas amostras endometriais pela técnica de Cytobrush em 117 vacas de um (01) a 45 dias pós-parto, em sete (07) fazendas, no Estado de MG e GO. As amostras foram coradas em laboratório pelo método de panóptico rápido e a contagem foi realizada em microscopia de imersão (1000X). Foram contadas pelo menos 200 células e calculada a porcentagem de neutrófilos polimorfonucleares e consideradas como positivas para endometrite citológica aquelas amostras com mais de 6% de neutrófilos. Dados de raça, ordem de parto e período pós-parto foram considerados e a prevalência de endometrite citológica calculada considerando o número de lâminas positivas em função do número total de lâminas com leitura. Os dados foram submetidos a análise de dispersão de frequência pelo teste exato de Fisher (P<0,05), considerando os efeitos de raça, ordem de parto e período pós-parto, utilizando o programa estatístico SAS, v.9.2. Das 117 lâminas, cinco (05) foram descartadas por baixa contagem ou ausência de células. A prevalência de endometrite citológica foi de 19,64% (22/112). Não foram observados efeitos de raça, ordem de parto ou de período pós-parto na prevalência de endometrite citologia. A continuidade do presente estudo, com aumento do número de animais avaliados contribuirá para a associação entre contagem de neutrófilos na citologia endometrial e a ocorrência de infecções uterinas em vacas leiteiras alojadas em sistemas Compost barn.
Thesagro: Gado Leiteiro
Citologia
Reprodução Animal
Metrite
Saúde
Útero
Palavras-chave: Período de transição
Série: (Embrapa Gado de Leite. Eventos Técnicos & Científicos, 1).
Notas: Pibic/Fapemig.
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Avaliacao-da-prevalencia-de-endometrite-citologica-.pdf231,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace