Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1163652
Título: Avaliação sensorial descritiva de vinho tinto elaborado com saccharomyces cerevisiae e leveduras nãosaccharomyces.
Autoria: BARBOSA, A. B.
CHIAPPINI, C. C. de J.
ZANUS, M. C.
SILVA, G. A. da
LEITE, S. G. F.
Afiliação: ALINE BRAVO BARBOSA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; CLAUDETE CORRÊA DE JESUS CHIAPPINI, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; MAURO CELSO ZANUS, CNPUV; GILDO ALMEIDA DA SILVA, CNPUV; SELMA GOMES FERREIRA LEITE, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO.
Ano de publicação: 2006
Referência: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 20., 2006, Curitiba. Alimentos e agroindústrias brasileiras no contexto internacional: anais. Curitiba: Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2006. n. 0146, p. 340.
Conteúdo: Um dos fatores que podem influenciar a qualidade sensorial do vinho é a presença de leveduras não-Saccharomyces no processo de vinificação. Estas leveduras, que podem ser provenientes da uva ou do meio ambiente, atuam no início do processo de vinificação, produzindo vários compostos químicos, quando ainda não são afetadas pelo teor alcoólico do mosto.
Thesagro: Vinho
Palavras-chave: Leveduras
Análise sensorial
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPUV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Gildo-2006.pdf210,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace