Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1164134
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOLIVEIRA, T. G. B. S. de
dc.contributor.authorBORGES, R. M. E.
dc.contributor.authorSILVA, B. F. R. da
dc.contributor.authorBONFIM, W. M. D.
dc.contributor.authorMARTINS, C. T. de V. D
dc.date.accessioned2024-05-08T14:53:36Z-
dc.date.available2024-05-08T14:53:36Z-
dc.date.created2024-05-08
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationIn: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 17., 2023, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2023.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1164134-
dc.descriptionEste estudo teve como objetivo a caracterização e documentação de frutos de 12 linhagens de abóbora (Cucurbita moschata), levando-se em consideração descritores morfoagronômicos de frutos. Os frutos avaliados foram cultivados em experimento montado em delineamento de blocos ao acaso com três repetições e seis plantas por parcela. O plantio nas bandejas foi realizado em março de 2022 e as mudas transplantadas 12 dias após a germinação das sementes. A colheita foi realizada em julho de 2022. Foi avaliado o fruto superior (tamanho, saudável, sem manchas na casca) de cada uma das cinco primeiras plantas para 23 descritores qualitativos e oito descritores quantitativos. Realizou-se também o registro fotográfico do fruto representativo de cada linhagem. Utilizou-se a cultivar Maranhão como controle. Os resultados demonstram que, dos frutos caracterizados, 53,9% apresentaram tamanho médio, com destaque para o tratamento 3, que apresentou 78,95% de frutos com esse tamanho. Em relação ao formato, 50% apresentaram forma achatada, sendo essa forma a de maior preferência do mercado. Em relação ao número de coloração presente na casca, 44,15% apresentaram apenas uma coloração, enquanto 40,43% dos frutos apresentaram mais de duas colorações, podendo não ser tão interessante para o mercado. Foi realizado um ranqueamento considerando-se os caracteres quantitativos dos frutos, sendo o tratamento 12 o que mais se destacou, apresentando os maiores valores médios com relação ao comprimento, peso, espessura da polpa, brix e teor de carotenoides. As informações obtidas nas análises descritivas, os valores médios das características quantitativas, bem como o registro fotográfico permitiram a descrição das linhagens.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Semiárido. Eventos Técnicos & Científicos, 1)
dc.rightsopenAccess
dc.subjectAlimento funcional
dc.subjectDescritores qualitativos
dc.subjectLinhagens
dc.titleDescrição e documentação de linhagens de abóbora baseadas em descritores morfoagronômicos associados ao fruto.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroAbóbora
dc.subject.thesagroMelhoramento Genético Vegetal
dc.subject.thesagroCucúrbita Moschata
dc.subject.nalthesaurusPumpkins
dc.format.extent2p. 29.
riaa.ainfo.id1164134
riaa.ainfo.lastupdate2024-05-08
dc.contributor.institutionTAMIRIS GEORGIA BARROS SOARES DE OLIVEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO; RITA MERCIA ESTIGARRIBIA B FAUSTINO, CPATSA; BÁRBARA FERNANDA RIBEIRO DA SILVA, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO; WILYANNE MONIQUE DANÔA BONFIM, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO; CARLA TATIANA DE VASCONCELOS DIAS MARTINS, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Descricao-e-documentacao-de-linhagens-de-abobora-2023.pdf733.95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace