Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1164134
Título: Descrição e documentação de linhagens de abóbora baseadas em descritores morfoagronômicos associados ao fruto.
Autoria: OLIVEIRA, T. G. B. S. de
BORGES, R. M. E.
SILVA, B. F. R. da
BONFIM, W. M. D.
MARTINS, C. T. de V. D
Afiliação: TAMIRIS GEORGIA BARROS SOARES DE OLIVEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO; RITA MERCIA ESTIGARRIBIA B FAUSTINO, CPATSA; BÁRBARA FERNANDA RIBEIRO DA SILVA, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO; WILYANNE MONIQUE DANÔA BONFIM, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO; CARLA TATIANA DE VASCONCELOS DIAS MARTINS, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA.
Ano de publicação: 2023
Referência: In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 17., 2023, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2023.
Páginas: p. 29.
Conteúdo: Este estudo teve como objetivo a caracterização e documentação de frutos de 12 linhagens de abóbora (Cucurbita moschata), levando-se em consideração descritores morfoagronômicos de frutos. Os frutos avaliados foram cultivados em experimento montado em delineamento de blocos ao acaso com três repetições e seis plantas por parcela. O plantio nas bandejas foi realizado em março de 2022 e as mudas transplantadas 12 dias após a germinação das sementes. A colheita foi realizada em julho de 2022. Foi avaliado o fruto superior (tamanho, saudável, sem manchas na casca) de cada uma das cinco primeiras plantas para 23 descritores qualitativos e oito descritores quantitativos. Realizou-se também o registro fotográfico do fruto representativo de cada linhagem. Utilizou-se a cultivar Maranhão como controle. Os resultados demonstram que, dos frutos caracterizados, 53,9% apresentaram tamanho médio, com destaque para o tratamento 3, que apresentou 78,95% de frutos com esse tamanho. Em relação ao formato, 50% apresentaram forma achatada, sendo essa forma a de maior preferência do mercado. Em relação ao número de coloração presente na casca, 44,15% apresentaram apenas uma coloração, enquanto 40,43% dos frutos apresentaram mais de duas colorações, podendo não ser tão interessante para o mercado. Foi realizado um ranqueamento considerando-se os caracteres quantitativos dos frutos, sendo o tratamento 12 o que mais se destacou, apresentando os maiores valores médios com relação ao comprimento, peso, espessura da polpa, brix e teor de carotenoides. As informações obtidas nas análises descritivas, os valores médios das características quantitativas, bem como o registro fotográfico permitiram a descrição das linhagens.
Thesagro: Abóbora
Melhoramento Genético Vegetal
Cucúrbita Moschata
NAL Thesaurus: Pumpkins
Palavras-chave: Alimento funcional
Descritores qualitativos
Linhagens
Série: (Embrapa Semiárido. Eventos Técnicos & Científicos, 1)
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Descricao-e-documentacao-de-linhagens-de-abobora-2023.pdf733.95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace