Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1164163
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSILVA, M. C.
dc.contributor.authorCARVALHO, C. W. P. de
dc.contributor.authorANDRADE, C. T.
dc.date.accessioned2025-06-06T05:53:51Z-
dc.date.available2025-06-06T05:53:51Z-
dc.date.created2024-05-09
dc.date.issued2005
dc.identifier.citationIn: SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS, 6., 2005, Campinas. Ciência de alimentos abrindo caminhos para o desenvolvimento científico, tecnológico e industrial. Campinas: Unicamp, 2005. 1 CD-ROM.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1164163-
dc.descriptionA atual demanda por produtos com boas características nutricionais e tecnológicas tem aumentado o interesse da indústria alimentícia pela utilização de diferentes processos e matérias-primas. Um bom exemplo é o uso de farinhas de cereais para a obtenção de produtos com características mais atrativas e vantajosas economicamente. O amido é o principal componente dessas farinhas, sendo responsável pelas propriedades tecnológicas dos produtos. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da velocidade de rotação, da umidade e da temperatura, no comportamento viscoso da farinha de arroz processada em câmara de mistura. O delineamento central composto e o modelo matemático superfície de resposta foram aplicados no estudo do efeito das variáveis no processamento. Equações de regressão foram geradas para expressar a resposta dos parâmetros obtidos em um analisador rápido de viscosidade (RVA). Composições farinha de arroz/água foram processadas a diferentes temperaturas (53-87°C) e velocidades de rotação (13-47 rpm) em câmara de mistura Rheomix 600 equipada com rotores do tipo “roller”. O RVA foi usado para medir a viscosidade aparente em função da temperatura das 20 diferentes composições farinha de arroz/água. Os parâmetros obtidos por meio de RVA foram: a viscosidade a frio (VF), a viscosidade máxima (Vmax) e a viscosidade final (Vf). Os resultados encontrados mostraram que os valores mais elevados para a VF foram obtidos quando as maiores velocidades de rotação e temperaturas foram empregados. No entanto, o aumento da umidade levou a uma redução nos valores de VF, enquanto que os maiores valores de Vmax e Vf coincidiram com as menores velocidades de rotação e de temperaturas e com os menores valores de umidade empregados. Dessa forma, as condições de processamento em câmara de mistura que levaram a um maior grau de gelatinização do amido de arroz foram: elevadas velocidades de rotação, altas temperaturas e alto teor de umidade.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectFarinha de arroz
dc.titleInvestigação do comportamento viscoso de farinha de arroz processada em câmara de mistura.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroTecnologia de Alimento
dc.subject.thesagroProcessamento
dc.subject.thesagroArroz
dc.description.notesRef. 730.
riaa.ainfo.id1164163
riaa.ainfo.lastupdate2025-06-05
dc.contributor.institutionM. C. SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; CARLOS WANDERLEI PILER DE CARVALHO, CTAA; C. T. ANDRADE, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO.
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CTAA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
0730.pdf57.34 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace