Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1164630
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLAURENTI, N.
dc.contributor.authorRODRIGUES, J.
dc.contributor.authorGUIMARAES, E. da S.
dc.contributor.authorPEZZOPANE, J. R. M.
dc.contributor.authorBERNARDI, A. C. de C.
dc.date.accessioned2024-06-03T16:52:48Z-
dc.date.available2024-06-03T16:52:48Z-
dc.date.created2024-06-03
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGRICULTURA DE PRECISÃO, 2022, Campinas. Anais... Campinas: Associação Brasileira de Agricultura de Precisão, 2022.
dc.identifier.isbn978-65-99714-29-0
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1164630-
dc.descriptionO fornecimento balanceado de nutrientes é fator chave para a intensificação dos sistemas agropecuários e, nesse sentido, as ferramentas de agricultura de precisão podem ser utilizadas a fim de permitir a identificação de zonas homogêneas e heterogêneas em uma determinada área e, consequentemente, possibilitando definir estratégias de manejo mais eficientes. Assim, o objetivo do presente trabalho é estudar a variabilidade espacial de atributos do solo numa área que compreende um sistema de integração pecuária-floresta (IPF) e um sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) da Embrapa Pecuária Sudeste, São Carlos-SP, utilizando para isso o processo de interpolação espacial pelo Inverso da Distância Ponderada. As variáveis analisadas foram: matéria orgânica (MO), capacidade de troca catiônica (CTC), areia, argila (profundidades 0-0,2 e 0,2-0,4 m) e resistividade elétrica (RE) (profundidades 0-0,5, 0-1,0 e 0-2,0 m). Como resultado, foram obtidos valores médios e altos de MO e CTC na área de estudo, o que está associado ao maior depósito de resíduos vegetais e animais no solo. Por sua vez, a partir dos valores obtidos para os atributos físicos, foi possível caracterizar o solo como argiloso e, com relação à RE, notou-se que a mesma acresceu com o aumento da profundidade. A menos da CTC (0-0,2 m), em que os valores obtidos foram superiores no sistema ILPF, para todas as outras variáveis os valores se mantiveram homogêneos nos dois sistemas
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectILPF
dc.subjectInterpolação espacial
dc.subjectSistemas integrados
dc.titleVariabilidade espacial de propriedades do solo em sistemas integrados.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroAgricultura Sustentável
dc.format.extent2p. 427-437.
riaa.ainfo.id1164630
riaa.ainfo.lastupdate2024-06-03
dc.contributor.institutionNICOLLE LAURENTI, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; JOSIANE RODRIGUES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; EDILSON DA SILVA GUIMARAES, CPPSE; JOSE RICARDO MACEDO PEZZOPANE, CPPSE; ALBERTO CARLOS DE CAMPOS BERNARDI, CPPSE.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VariabilidadeEspacialPropriedades.pdf2.13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace