Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1165038
Título: A agricultura do Nordeste no século 21.
Autor: FRANÇA, J. G. E. de
FRANÇA, A. E. D. de
Afiliación: JOSÉ GERALDO EUGÊNIO DE FRANÇA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO; ÁLVARO EUGÊNIO DUARTE DE FRANÇA, INOVATE CONSULTORIA E PROJETOS LTDA.
Año: 2023
Referencia: Revista de Política Agrícola, v. 32, n. 4, p. 134-138, 2023.
Descripción: A história do desenvolvimento econômico do Nordeste começa com o uso do pau-brasil como matéria-prima para o corante vermelho tão apreciado na tecelagem, na moda e na costura. Entretanto, o principal produto de importância econômica para o Reino foi o açúcar. A Europa, ainda na ressaca desde a queda de Constantinopla para os otomanos, em 1453, sabia que novas alternativas de rotas para o oriente deveriam ser exploradas. Os portugueses foram os primeiros a contornar o Cabo da Boa Esperança, na África do Sul, chegando ao litoral oriental da África e, posteriormente, à Índia, China, Malásia e às Filipinas, (Kennedy, 2007). O açúcar passou a fazer parte da culinária europeia que demandava grandes volumes do produto. Depois de estabelecida uma produção comercial no arquipélago dos Açores, o próximo passo foi o Brasil. O cultivo começou por Pernambuco, mas deslocou-se ao sul de forma rápida, chegando, em pouco tempo, a São Paulo (Mattos, 1942).
Thesagro: Produção Agrícola
Cadeia Produtiva
Notas: Ponto de Vista.
Tipo de Material: Artigo de periódico
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado / Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
A-agricultura-do-nordeste.pdf113.61 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace