Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1165770
Título: Avaliação econômica do cultivo de pimenteira-do-reino irrigada no nordeste paraense: gliricida sepium como redutor de demanda hídrica.
Autoria: BOTH, J. P. C. L.
LEMOS, O. F. de
OLIVEIRA JUNIOR, M. C. M. de
SANTOS, H. C. A.
LIMA JUNIOR, J. A. de
BOTH, A. L. C. M.
LIMA, V. M.
Afiliação: JOAO PAULO CASTANHEIRA LIMA BOTH, CPATU; ORIEL FILGUEIRA DE LEMOS, CPATU; MOISES CORDEIRO MOURAO DE OLIVEIRA, CPATU; HELANE CRISTINA AGUIAR SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ; JOAQUIM ALVES DE LIMA JUNIOR, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA; ALBENE LIZ CARVALHO MONTEIRO BOTH, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PARÁ; VALDEIDES MARQUES LIMA, INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ.
Ano de publicação: 2024
Referência: Caderno Pedagógico, v. 21, n. 7, e5636, 2024.
Conteúdo: O estudo teve por objetivo determinar a viabilidade econômica e os indicadores técnicos para o cultivo da pimenteira-do-reino em tutor vivo (Gliricidia sepium L.) nos sistemas de irrigação para melhor aproveitamento da água e benefício à cultura. O sistema de irrigação foi instalado em fileiras duplas de plantio de pimenteiras-do-reino. Essa situação é idêntica tanto em tutor vivo quanto em tutor morto (estacão de madeira). Os diferentes sistemas de manejo hídrico estão dispostos nas fileiras duplas de plantio sob combinações entre (i) tutores: Estacão (EST) e G. sepium L. (GLI); e (ii) linhas de irrigação: uma linha (1L), duas linhas (2L), totalizando quatro combinações entre os dois fatores. Ao ter sido avaliada a demanda de irrigação (meses de julho a dezembro de 2022) nos diferentes sistemas de cultivos de pimenteira-do-reino (estacão e tutor vivo) uma menor demanda hídrica (~1.057→ ~381 horas de irrigação) foi assinalada no caso dos sistemas que utilizam gliricídia com tutor, em especial o sistema com irrigação com 2/L. O menor custo de implantação utilizando-se gliricídia como tutor vivo, assegura recursos financeiros para a adoção de irrigação, devido a acentuada redução de custos de operação obtida a partir da combinação Gliricidia sepium em duas linhas de irrigação, no qual se atingiu um custo anual por hectare em torno de R
Thesagro: Piper Nigrum
Pimenta do Reino
Irrigação
Produção
Palavras-chave: Tutor vivo
Digital Object Identifier: https://doi.org/10.54033/cadpedv21n7-104
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliacao-economicaPimenteira.pdf890.77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace