Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1166471
Título: Relação entre o conhecimento local e o uso das terras de uma ilha do Rio São Francisco.
Autoria: FERNANDES, L. A.
SOUZA, V. F. de
SILVA, W. A. da
SAMPAIO, R. A.
DAYRELL, C. A.
CORREIA, J. R.
Afiliação: LUIZ ARNALDO FERNANDES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; VANDER FELIPE DE SOUZA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; WELLERSON AMARO DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; REGINALDO ARRUDA SAMPAIO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; CARLOS ALBERTO DAYRELL, CENTRO DE AGRICULTURA ALTERNATIVA DO NORTE DE MINAS; JOAO ROBERTO CORREIA, CPAC.
Ano de publicação: 2008
Referência: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 17., 2008, Rio de Janeiro. Manejo e conservação do solo e da água no contexto das mudanças ambientais: anais. Rio de Janeiro: UFRRJ: Embrapa Solos; Seropédica: Embrapa Agrobiologia, 2008.
Páginas: 4 p.
Conteúdo: O trabalho foi realizado na Ilha da Ressaca, no Rio São Francisco, Norte do Estado de Minas Gerais, com o objetivo de relacionar o conhecimento local do ambiente com os atributos químicos e físicos do solo e com o Sistema de Capacidade de Uso das Terras. Por meio do conhecimento local foram identificados três ambientes: lameiro, baixa ou vazante ou barreiro e alta ou beiral. O conhecimento local sobre o uso das terras teve uma estreita relação com o Sistema de Capacidade de Uso, constituindo-se numa ferramenta para o uso das terras de ilhas do São Francisco.
Palavras-chave: Comunidades tradicionais
Etnopedologia
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Relacao-entre-o-conhecimento.pdf221.48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace