Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1166517
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCANTELMO, N. F.
dc.contributor.authorCARDOSO, E. L.
dc.contributor.authorSILVA, M. L. N.
dc.contributor.authorSILVA, C. A.
dc.contributor.authorDIAS, B. de O.
dc.contributor.authorFREITAS, D. A. F.
dc.contributor.authorLIMA, G. C.
dc.date.accessioned2024-08-14T13:54:13Z-
dc.date.available2024-08-14T13:54:13Z-
dc.date.created2024-08-14
dc.date.issued2008
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 17., 2008, Rio de Janeiro. Manejo e conservação do solo e da água no contexto das mudanças ambientais: anais. Rio de Janeiro: UFRRJ: Embrapa Solos; Seropédica: Embrapa Agrobiologia, 2008.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1166517-
dc.descriptionRESUMO: Diante da baixa produtividade e qualidade das pastagens nativas, principal responsável pelos baixos índices zootécnicos da pecuária pantaneira, desmatamentos para a implantação de pastagens cultivadas tem-se intensificado na região. O objetivo deste trabalho foi avaliar as alterações nos teores de carbono total e associados às frações húmicas do solo pela conversão da floresta nativa em pastagem cultivada no Pantanal. Foram avaliados os teores de carbono total (C) e nas frações humina (HUM) e ácidos fúlvicos (AF) e húmicos (AH) de amostras de solo, nas profundidades de 0-10 cm e 10-20 cm, de áreas de floresta nativa e pastagens adjacentes de Brachiaria decumbens, com diferentes tempos de implantação, como se segue: floresta semidecídua (FS) e pastagem com 27 anos de implantação (PC27); cerradão (Ce1) e pastagem com 26 anos de implantação (PC26); cerradão (Ce2) e pastagem com 11 anos de implantação (PC11). Em todas as áreas houve domínio do C da fração HUM, com aproximadamente 60% do C total, seguido das frações AH, 20 a 30% e AF, inferior a 10%. A conversão da floresta nativa em pastagem cultivada promoveu redução nos teores de carbono total no solo e nas frações húmicas, com tendência à maiores reduções nas frações ácidos fúlvicos e húmicos.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleAlterações na matéria orgânica do solo pela conversão da floresta nativa em pastagem cultivada, Pantanal Sul Matogrossense.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroBioquímica do Solo
dc.subject.thesagroCobertura do Solo
dc.subject.thesagroCarbono
dc.subject.thesagroFloresta Nativapor
dc.subject.thesagroPastagem Cultivadapor
dc.subject.nalthesaurusSoil biochemistry
dc.subject.nalthesaurusSoil analysis
dc.subject.nalthesaurusCarbon
dc.subject.nalthesaurusPasture managementpor
riaa.ainfo.id1166517
riaa.ainfo.lastupdate2024-08-14
dc.contributor.institutionNARJARA FONSECA CANTELMO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; EVALDO LUIS CARDOSO, CPAP; MARX LEANDRO NAVES SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; CARLOS ALBERTO SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; BRUNO DE OLIVEIRA DIAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; DIEGO ANTONIO FRANÇA DE FREITAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; GABRIELA CAMARGOS LIMA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS.
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAP)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alteracoes-na-Materia-Organica-do-Solo-pela-Conversao-da-Floresta-Nativa.pdf326.24 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace