Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1166517
Título: Alterações na matéria orgânica do solo pela conversão da floresta nativa em pastagem cultivada, Pantanal Sul Matogrossense.
Autoria: CANTELMO, N. F.
CARDOSO, E. L.
SILVA, M. L. N.
SILVA, C. A.
DIAS, B. de O.
FREITAS, D. A. F.
LIMA, G. C.
Afiliação: NARJARA FONSECA CANTELMO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; EVALDO LUIS CARDOSO, CPAP; MARX LEANDRO NAVES SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; CARLOS ALBERTO SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; BRUNO DE OLIVEIRA DIAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; DIEGO ANTONIO FRANÇA DE FREITAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; GABRIELA CAMARGOS LIMA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS.
Ano de publicação: 2008
Referência: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 17., 2008, Rio de Janeiro. Manejo e conservação do solo e da água no contexto das mudanças ambientais: anais. Rio de Janeiro: UFRRJ: Embrapa Solos; Seropédica: Embrapa Agrobiologia, 2008.
Conteúdo: RESUMO: Diante da baixa produtividade e qualidade das pastagens nativas, principal responsável pelos baixos índices zootécnicos da pecuária pantaneira, desmatamentos para a implantação de pastagens cultivadas tem-se intensificado na região. O objetivo deste trabalho foi avaliar as alterações nos teores de carbono total e associados às frações húmicas do solo pela conversão da floresta nativa em pastagem cultivada no Pantanal. Foram avaliados os teores de carbono total (C) e nas frações humina (HUM) e ácidos fúlvicos (AF) e húmicos (AH) de amostras de solo, nas profundidades de 0-10 cm e 10-20 cm, de áreas de floresta nativa e pastagens adjacentes de Brachiaria decumbens, com diferentes tempos de implantação, como se segue: floresta semidecídua (FS) e pastagem com 27 anos de implantação (PC27); cerradão (Ce1) e pastagem com 26 anos de implantação (PC26); cerradão (Ce2) e pastagem com 11 anos de implantação (PC11). Em todas as áreas houve domínio do C da fração HUM, com aproximadamente 60% do C total, seguido das frações AH, 20 a 30% e AF, inferior a 10%. A conversão da floresta nativa em pastagem cultivada promoveu redução nos teores de carbono total no solo e nas frações húmicas, com tendência à maiores reduções nas frações ácidos fúlvicos e húmicos.
Thesagro: Bioquímica do Solo
Cobertura do Solo
Carbono
Floresta Nativa
Pastagem Cultivada
NAL Thesaurus: Soil biochemistry
Soil analysis
Carbon
Pasture management
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alteracoes-na-Materia-Organica-do-Solo-pela-Conversao-da-Floresta-Nativa.pdf326.24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace