Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1167214
Título: Incidência de doenças fúngicas em Cucurbitáceas no estado de Roraima.
Autoria: HALFELD-VIEIRA, B. de A.
NECHET, K. de L.
SILVA, M. A. S. D.
BARBOSA, R. N. T.
Afiliação: BERNARDO DE ALMEIDA HALFELD VIEIRA, CPAF-RR; KATIA DE LIMA NECHET, CPAF-RR; MAGNOLIA APARECIDA SILVA DA SILVA, CPAF-RR; ROSIANNE NARA THOMÉ BARBOSA.
Ano de publicação: 2004
Referência: Horticultura Brasileira, v. 22, n. 2, jul. 2004. Suplemento 2. Edição do Congresso Brasileiro de Olericultura, 44., 2004, Campo Grande, MS.
Conteúdo: Resumo: As cucurbitáceas são cultivadas no estado de Roraima atendendo o mercado local e de Manaus-AM. A falta de informações das doenças que incidem nestas culturas ocasiona diversos problemas fitossanitários. Em levantamento anual feito em propriedades representativas, foram identificadas as doenças fúngicas das cucurbitáceas em sete municípios produtores realizando-se coletas em lavouras comerciais e de subsistên- cia. Os resultados demonstram que Cercospora citrullina é a doença mais freqüente em Citrullus lanatus, confirmando-se observação anterior, e que Colletotrichum orbiculare, Dydimella bryoniae e Pythium sp. ocorrem apenas em época chuvosa sem causar grandes danos. Cladosporium cucumerinum foi detectado em C. lanatus e Cucurbita maxima, no município de Normandia. Em Cucumis sativus e Cucurbita pepo verificou-se a ocorrência de Corynespora cassiicola e Pseudoperonospora cubensis, respectivamente, em Pacaraima.
Thesagro: Citrullus Lanatus
Cucúrbita Máxima
Cucúrbita Pepo
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Halfeld-Vieira-Incidencia-doencas-2024.pdf223.5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace