Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1168253
Título: Teor de sólidos solúveis em genótipos de morangos produzidos em Atibaia/SP.
Autor: BONILHA, E.
FERRARI, L. F.
MAIA, A. de H. N.
ALBERTINI, M. R.
ANTUNES, L. E. C.
BONOW, S.
CALEGARIO, F. F.
Afiliación: ERICK BONILHA, FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE BRAGANÇA PAULISTA
LUCCA FERNANDES FERRARI, FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE BRAGANÇA PAULISTA
ALINE DE HOLANDA NUNES MAIA, CNPMA
MARCOS ROBERTO ALBERTINI, PREFEITURA DE ATIBAIA, ATIBAIA-SP
LUIS EDUARDO CORREA ANTUNES, CPACT
SANDRO BONOW, CPACT
FAGONI FAYER CALEGARIO, CNPMA.
Año: 2024
Referencia: In: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 18.,2024, Campinas. Anais [...]. Campinas: Instituto Agronômico de Campinas, 2024.
Páginas: 2 p.
Descripción: Resumo: O teor de sólidos solúveis (SS) é utilizado para avaliação da doçura,característica muito importante para a aceitação do morango no mercado. Este trabalho temcomo objetivo comparar SS de seis genótipos de morangos cultivados em uma lavoura comercialcertificada em Produção Integrada e instalada em campo aberto em Atibaia/SP, em 2023. Ostratamentos consistiram em: duas seleções avançadas (31-09 e 35-22) e uma cultivar registradarecentemente (Fênix=FEN) do Programa de Melhoramento de Morangueiro da Embrapa, e trêscultivares comerciais cultivadas no país, sendo uma nacional (PRA Estiva=EST) e duasimportadas (Camarosa=CAM e Camino Real=CR). O delineamento experimental foiinteiramente casualizado, com quatro repetições de 10 plantas por parcela. A média dos valoresde SS foram 7,70, 8,58, 9,08 e 9,90°Brix nas variedades CR, CAM, EST e FEN e 10,43 e11,70°Brix nas seleções 35-22 e 31-09, respectivamente. As cultivares importadas apresentarammédias de SS menores que 9°Brix. As comparações entre as médias dos tratamentos ou degrupos de tratamentos utilizando testes t bilaterais para contrastes mostraram que a média de SSnos materiais nacionais foi maior que a média nos materiais estrangeiros, dentre os quais, CAMapresentou média maior que CR. A média de SS dos genótipos da Embrapa foi maior que a dacultivar EST. Dentre os materiais da Embrapa, a seleção 31-09 apresentou média maior que a da35-22 e da variedade FEN. O trabalho demonstra a superioridade dos materiais genéticosdesenvolvidos no país em termos de doçura, com destaque especial aos genótipos desenvolvidospela Embrapa.
Thesagro: Genótipo
Morango
Fenótipo
NAL Thesaurus: Fragaria ananassa
Palabras clave: Cultivar BRS Fênix
Cultivar Estiva
Cultivar Camarosa
Cultivar Camino Real
Grau BRIX para doçura
Notas: CIIC 2024. Nº24405.
Tipo de Material: Resumo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CNPMA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
RA-MaiaAHN-et-al-CIIC-2024-RE24405.pdf157.19 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace