Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1168751
Title: Interferência do capim pé-de-galinha com a cultura da soja.
Authors: BARCELLOS JÚNIOR, L. H.
CORREIA, N. M.
OZORIO, E. G.
LEMES, L. N.
Affiliation: LUCAS HERINGER BARCELLOS JÚNIOR, FUNDAÇÃO MT; NUBIA MARIA CORREIA, CPAC; EDUARDO GARCIA OZORIO, SYNGENTA PROTEÇÃO DE CULTIVOS LTDA; LUCIO NUNES LEMES, SYNGENTA PROTEÇÃO DE CULTIVOS LTDA.
Date Issued: 2024
Citation: In: CONGRESSO BRASILEIRO DA CIÊNCIA DAS PLANTAS DANINHAS, 33.; CONGRESSO LATINOAMERICANO DE MALEZAS, 25., 2024, Campinas, SP. Anais... Campinas, SP: SBCPD, 2024.
Pages: p. 107
Description: O capim pé-de-galinha (Eleusine indica) é uma planta daninha com resistência múltipla a herbicidas e, por isso, de difícil controle na cultura da soja. Pouco se sabe sobre as perdas causadas por essa espécie em condições de alta infestação no campo. Por essa razão, avaliou-se, em Primavera do Leste/MT, na safra 22/23, a influência do capim pé-de-galinha quando em competição até aos 56 dias com a cultura da soja, variedade Brasmax Foco, no espaçamento de 45 cm e 15 pls por metro linear, em latossolo vermelho-amarelo (50% argila). O ensaio de campo inicialmente apresentou uma alta infestação natural de capim pé-de-galinha, com média de 250 plantas/m², principalmente plântulas recém-emergidas. Aos 42 dias após a emergência, houve um pico de 687 plantas/m², reduzindo para 37 plantas/m² ao final do ciclo da soja. A dinâmica do capim pé-de-galinha ao longo do ciclo da cultura revelou um aumento no número de plantas com perfilhos e uma competição intra-específica intensa, afetando variáveis como massa de matéria seca do capim pé-de-galinha, produtividade e umidade de grãos da soja, desfolha da soja e número de vagens por planta. Essas variáveis apresentaram comportamento parabólico de segundo grau, evidenciando certa resiliência da soja na competição inicial. O peso de mil grãos não teve influência da competição pelo capim pé-de-galinha. A umidade dos grãos e a desfolha da soja refletiram o atraso no ciclo da cultura, em pelo menos 7 dias, causado pela competição com o capim pé-de-galinha. O número de vagens/planta aumentou quando em competição até aos 18 dias após a emergência da soja, mas isso não se refletiu em produtividade devido à redução no número de vagens com três ou quatro grãos. A produtividade da soja reduziu significativamente ao longo do período de convivência com o pé-de-galinha, sendo que aos 21 dias a perda foi de 10,25 sc/ha (12% de redução). Conclui-se que a competição entre as espécies influenciou o ciclo e os principais componentes de produção da soja.
Thesagro: Resistência a Pesticida
Erva Daninha
Latossolo Vermelho Amarelo
Soja
NAL Thesaurus: Eleusine indica
Type of Material: Resumo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPAC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Interferencia-do-capim-pe.pdf76.47 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace