Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1169135
Título: Impacto dos danos causados pelo complexo dos enfezamentos na qualidade dos grãos de milho.
Autoria: VASCONCELOS, L. D.
MATOS, M. V. R.
CRUZ, M. R. N.
SILVA, D. D. da
PIMENTEL, M. A. G.
Afiliação: LAURA D. VASCONCELOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; MARCUS V. R. MATOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI; MARIA RITA N. CRUZ, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI; DAGMA DIONISIA DA SILVA ARAUJO, CNPMS; MARCO AURELIO GUERRA PIMENTEL, CNPMS.
Ano de publicação: 2025
Referência: In: CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO, 34., 2024, Palmas, TO. Sistemas de produção em fronteiras agrícolas: resumos. Sete Lagoas: Associação Brasileira de Milho e Sorgo, 2025.
Páginas: p. 113.
Conteúdo: O complexo dos enfezamentos representa o principal desafio fitossanitário na cultura do milho, devido à vasta área de produção com pelo menos duas safras anuais. Isso, aliado ao milho tiguera, favorece a sobrevivência e reprodução da cigarrinha do milho (Dalbulus maidis), principal vetor dos patógenos causadores dessas doenças. Os danos resultam no comprometimento do desenvolvimento das plantas, afetando o tamanho e o enchimento das espigas e dos grãos, o que reduz significativamente a produção. Além das perdas quantitativas, o desenvolvimento inadequado das espigas compromete a qualidade dos grãos, aumentando o percentual de defeitos no lote e causando prejuízos adicionais aos produtores. Dessa forma, o trabalho teve como objetivo verificar possíveis correlações entre as notas de danos atribuídas às plantas a campo com a incidência de grãos defeituosos.
Thesagro: Zea Mays
Grão
Classificação de Produto
NAL Thesaurus: Dalbulus maidis
Palavras-chave: Defeito
Avariados
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Impacto-dos-danos-causados-pelo-complexo-dos-enfezamentos.pdf240.37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace