Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1169520
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSILVA, A. S.
dc.contributor.authorDIAVÃO, J.
dc.contributor.authorSILVI, R. R.
dc.contributor.authorTEIXEIRA, V. A.
dc.contributor.authorTOMICH, T. R.
dc.contributor.authorPAIVA, C. A. V.
dc.contributor.authorCAMPOS, M. M.
dc.contributor.authorMACHADO, F. S.
dc.contributor.authorFERREIRA, R. E. P.
dc.contributor.authorDÓREA, J. R. R.
dc.contributor.authorPEREIRA, L. G. R.
dc.date.accessioned2024-11-26T13:49:17Z-
dc.date.available2024-11-26T13:49:17Z-
dc.date.created2024-11-26
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationIn: BASSOI, L. H.; BERNARDI, A. C. de C.; VAZ, C. M. P.; PIRES, J. L. F.; GEBLER, L.; JORGE, L. A. de C.; INAMASU, R. Y. (ed.). Agricultura de precisão: um novo olhar na era digital. São Carlos, SP: Cubo, 2024.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1169520-
dc.descriptionA otimização dos processos nas fazendas leiteiras vem ocorrendo devido à necessidade de equilibrar a carga de trabalho com margens de lucro cada vez mais estreitas. A adoção de tecnologias de precisão tem contribuído para o aumento da eficiência bioeconômica dos sistemas de produção. Nesse contexto, um levantamento sobre a adoção de tecnologias de precisão em fazendas leiteiras foi realizado para: i) caracterizar e identificar agrupamentos de fazendas leiteiras que adotam tecnologias de precisão, e ii) identificar as principais tecnologias utilizadas. Fazendas com maior produção de leite (10.001 e 30.000 L/dia) apresentam elevada adoção de tecnologias (n = 3,5), comparadas às fazendas de baixa produção (n = 0,41; < 500 L/dia). A “disponibilidade de assistência técnica” (4,55) é o critério mais importante apontado pelos produtores como fator para adoção das tecnologias, seguido por “custo-benefício” (4,48), “facilidade de uso” (4,39), “custo de investimento” (4,36) e “compatibilidade do software de gerenciamento” (4,20). A adoção de tecnologias de precisão pelas fazendas brasileiras ainda é considerada baixa, proporcionando aos fabricantes, pesquisadores e educadores uma oportunidade de explorar o setor. As tecnologias para monitorar automaticamente a produção de leite e a saúde do úbere foram as mais utilizadas pelos produtores. Os principais motivos para não investir em tecnologias de precisão estão relacionados às questões econômicas e ao desconhecimento do produtor sobre as tecnologias disponíveis ou a importância dos parâmetros monitorados.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectPecuária de precisão
dc.subjectSensor
dc.titleAdoção de tecnologias de precisão em fazendas leiteiras no Brasil.
dc.typeParte de livro
dc.subject.thesagroProdução Leiteira
dc.format.extent2cap. 79, p. 724-729.
riaa.ainfo.id1169520
riaa.ainfo.lastupdate2024-11-26
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.4322/978-65-86819-38-0.1000058por
dc.contributor.institutionABIAS SANTOS SILVA; JACIARA DIAVÃO; REBECA RIBEIRO SILVI, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ; VANESSA AMORIM TEIXEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; THIERRY RIBEIRO TOMICH, CNPGL; CLAUDIO ANTONIO VERSIANI PAIVA, CNPGL; MARIANA MAGALHAES CAMPOS, CNPGL; FERNANDA SAMARINI MACHADO, CNPGL; RAFAEL EHRICH PONTES FERREIRA, UNIVERSITY OF WISCONSIN; JOÃO RICARDO REBOUÇAS DÓREA, UNIVERSITY OF WISCONSIN; LUIZ GUSTAVO RIBEIRO PEREIRA, CNPGL.
Aparece en las colecciones:Capítulo em livro científico (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Adocao-de-tecnologias-de-precisao-em-fazendas-leiteiras-no-Brasil.pdf725.8 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace