Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1169520
Título: Adoção de tecnologias de precisão em fazendas leiteiras no Brasil.
Autoria: SILVA, A. S.
DIAVÃO, J.
SILVI, R. R.
TEIXEIRA, V. A.
TOMICH, T. R.
PAIVA, C. A. V.
CAMPOS, M. M.
MACHADO, F. S.
FERREIRA, R. E. P.
DÓREA, J. R. R.
PEREIRA, L. G. R.
Afiliação: ABIAS SANTOS SILVA; JACIARA DIAVÃO; REBECA RIBEIRO SILVI, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ; VANESSA AMORIM TEIXEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; THIERRY RIBEIRO TOMICH, CNPGL; CLAUDIO ANTONIO VERSIANI PAIVA, CNPGL; MARIANA MAGALHAES CAMPOS, CNPGL; FERNANDA SAMARINI MACHADO, CNPGL; RAFAEL EHRICH PONTES FERREIRA, UNIVERSITY OF WISCONSIN; JOÃO RICARDO REBOUÇAS DÓREA, UNIVERSITY OF WISCONSIN; LUIZ GUSTAVO RIBEIRO PEREIRA, CNPGL.
Ano de publicação: 2024
Referência: In: BASSOI, L. H.; BERNARDI, A. C. de C.; VAZ, C. M. P.; PIRES, J. L. F.; GEBLER, L.; JORGE, L. A. de C.; INAMASU, R. Y. (ed.). Agricultura de precisão: um novo olhar na era digital. São Carlos, SP: Cubo, 2024.
Páginas: cap. 79, p. 724-729.
Conteúdo: A otimização dos processos nas fazendas leiteiras vem ocorrendo devido à necessidade de equilibrar a carga de trabalho com margens de lucro cada vez mais estreitas. A adoção de tecnologias de precisão tem contribuído para o aumento da eficiência bioeconômica dos sistemas de produção. Nesse contexto, um levantamento sobre a adoção de tecnologias de precisão em fazendas leiteiras foi realizado para: i) caracterizar e identificar agrupamentos de fazendas leiteiras que adotam tecnologias de precisão, e ii) identificar as principais tecnologias utilizadas. Fazendas com maior produção de leite (10.001 e 30.000 L/dia) apresentam elevada adoção de tecnologias (n = 3,5), comparadas às fazendas de baixa produção (n = 0,41; < 500 L/dia). A “disponibilidade de assistência técnica” (4,55) é o critério mais importante apontado pelos produtores como fator para adoção das tecnologias, seguido por “custo-benefício” (4,48), “facilidade de uso” (4,39), “custo de investimento” (4,36) e “compatibilidade do software de gerenciamento” (4,20). A adoção de tecnologias de precisão pelas fazendas brasileiras ainda é considerada baixa, proporcionando aos fabricantes, pesquisadores e educadores uma oportunidade de explorar o setor. As tecnologias para monitorar automaticamente a produção de leite e a saúde do úbere foram as mais utilizadas pelos produtores. Os principais motivos para não investir em tecnologias de precisão estão relacionados às questões econômicas e ao desconhecimento do produtor sobre as tecnologias disponíveis ou a importância dos parâmetros monitorados.
Thesagro: Produção Leiteira
Palavras-chave: Pecuária de precisão
Sensor
Digital Object Identifier: https://doi.org/10.4322/978-65-86819-38-0.1000058
Tipo do material: Parte de livro
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Capítulo em livro científico (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adocao-de-tecnologias-de-precisao-em-fazendas-leiteiras-no-Brasil.pdf725.8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace