Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1169559
Título: Hipertermia em novilhas leiteiras no verão e efeitos atenuantes do sistema integrado pecuária-floresta em diferentes estádios de crescimento.
Autoria: NEVES, V. F. S. da C.
DIAS, H. R. S.
FREITAS, C. de
MULLER, M. D.
SARAIVA, N. Z.
GONÇALVES, A. O.
CARVALHO, B. C. de
CAMARGO, L. S. de A.
OLIVEIRA, C. S.
Afiliação: VICTOR FELIPE SOPHIA DA COSTA NEVES, UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
HUGO ROCHA SABENÇA DIAS
CELIO DE FREITAS, CNPGL
MARCELO DIAS MULLER, CNPGL
NAIARA ZOCCAL SARAIVA, CNPGL
ALEXANDRE ORTEGA GONCALVES, CNPS
BRUNO CAMPOS DE CARVALHO, CNPGL
LUIZ SERGIO DE ALMEIDA CAMARGO, CNPGL
CLARA SLADE OLIVEIRA, CNPGL.
Ano de publicação: 2024
Referência: In: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA GADO DE LEITE – PIBIC/CNPq, 29., 2024, Juiz de Fora. Anais [...]. Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2024.
Páginas: p. 28-32.
Conteúdo: O uso de sistemas integrados pecuária-floresta (IPF) pode aumentar o conforto térmico de bovinos, especialmente no verão. Entretanto, poucas informações estão disponíveis a respeito do estádio de crescimento das árvores no sombreamento e na temperatura dos animais. O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos do IPF na atenuação da hipertermia de novilhas Girolando 3/4, acompanhando o resultado por três verões subsequentes conforme o crescimento das árvores (24, 36 e 48 meses após a implantação do sistema), em comparação com pasto em pleno sol (PS). No primeiro ano analisado (2º ano de crescimento do sistema), as árvores apresentavam ocupação florestal (AB por ha) de 1.39 m²/ha (início do verão) a 2.14 m²/ha (final do verão), e nos oito dias analisados (ITU 74.98±4.50) não houve redução (p igual 0.47) da hipertermia dos animais no IPF. No 3º ano de crescimento, a ocupação florestal foi de 3.14 m²/ha (início do verão) a 4.18 m²/ha (final do verão), e nos 11 dias analisados (ITU 74.98±4.90) os efeitos atenuantes (p igual 0.06) da hipertermia foram estatisticamente significativos a nível de significância de 10%, no IPF. No 4º ano de crescimento, a ocupação florestal foi de 5.33 m²/ha (início do verão) a 6.60 m²/ha (final do verão), e nos 12 dias coletados (ITU 75.74±5.08) não houve efeito do IPF na temperatura vaginal dos animais (PS: 7.16±1.90, IPF: 9.55±2.27, p igual 0.46). Somado a outros dados, esse resultado pode contribuir para recomendações práticas de desbaste dos sistemas integrados.
Thesagro: Bovino
NAL Thesaurus: Girolando
Palavras-chave: Sistema integrado
Estresse térmico
Temperatura vaginal
Série: (Embrapa Gado de Leite. Eventos Técnicos & Científicos, 3).
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Hipertermia-em-novilhas-leiteiras-no-verao.pdf1.34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace