Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1169602
Título: Identificação de novos miRNAs expressos em tetos extracorpóreos bovinos inoculados com Streptococcus agalactiae.
Autor: LIMA, L. L.
PAULO, S. M. O. de
JESUS, L. M. de
FERREIRA, R. C.
FONSECA, I.
DOMINGUES, R.
REIS, D. R. de L.
GASPAR, E. B.
MARTINS, M. F.
Afiliación: LIDIANE LOEFFLER LIMA, CENTRO UNIVERSITÁRIO DO SUDESTE MINEIRO; SABRINA MARQUES OLIVEIRA DE PAULO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; LETICIA MILENA DE JESUS, CENTRO UNIVERSITÁRIO ACADEMIA; RAÍSSA CURY FERREIRA, UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS; ISABELA FONSECA, INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS; ROBERT DOMINGUES, CNPGL; DANIELE RIBEIRO DE LIMA REIS FAZA, CNPGL; EMANUELLE BALDO GASPAR, CNPGL; MARTA FONSECA MARTINS, CNPGL.
Año: 2024
Referencia: In: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA GADO DE LEITE – PIBIC/CNPq, 29., 2024, Juiz de Fora. Anais [...]. Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2024.
Páginas: p. 68-71.
Descripción: A mastite é uma inflamação da glândula mamária que compromete a saúde dos mamíferos e reduz a qualidade do leite. A doença pode ser subclínica, sem sinais visíveis, ou clínica, apresentando sintomas como inflamação do úbere e presença de pus e sangue no leite. Dentre as principais causas da doença podemos citar a infecção por microrganismos patogênicos, como os Gram positivos Staphylococcus aureus e Streptococcus agalactiae. Um caminho promissor para o controle da mastite é o melhoramento genético, e, assim, identificar genes relacionados com a resistência à doença é crucial para o desenvolvimento de melhores estratégias. Nesse contexto, os microRNAs desempenham um papel vital, regulando a expressão gênica e modulando a resposta imune. Assim, este estudo teve como objetivo investigar se existem miRNAs bovinos ainda não conhecidos e expressos durante a infecção bacteriana no teto. Para isso, úberes extracorpóreos de vacas foram inoculados com S. agalactiae e tecidos alveolares foram coletados para análise. A análise por bioinformática identificou 1.517 miRNAs, dos quais 679 eram conhecidos e 838 novos. Estes resultados fornecem uma base para futuras pesquisas sobre a regulação de genes e a resposta imune em bovinos, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias mais eficazes no combate à mastite.
Thesagro: Bovino
Doença Animal
Palabras clave: Bioinformática
Expressão gênica
Resposta imune
Mastite
Citación: (Embrapa Gado de Leite. Eventos Técnicos & Científicos, 3).
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Identificacao-de-novos-miRNAs-expressos-em-tetos-extracorporeos-bovinos.pdf256.7 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace