Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1169612
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorNOGUEIRA, A. L.
dc.contributor.authorLIMA, L. L.
dc.contributor.authorJESUS, L. M. de
dc.contributor.authorREIS, D. R. de L.
dc.contributor.authorDOMINGUES, R.
dc.contributor.authorPANETTO, J. C. do C.
dc.contributor.authorSILVA, M. V. G. B.
dc.contributor.authorMARTINS, M. F.
dc.contributor.authorMACHADO, M. A.
dc.date.accessioned2024-11-27T12:47:04Z-
dc.date.available2024-11-27T12:47:04Z-
dc.date.created2024-11-27
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationIn: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA GADO DE LEITE – PIBIC/CNPq, 29., 2024, Juiz de Fora. Anais [...]. Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2024.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1169612-
dc.descriptionA Citrulinemia bovina (BC) é uma doença autossômica recessiva hereditária que se fundamenta na substituição de uma citosina por uma timina no códon 86 do gene argininosuccinato sinthetase bovino (ASS) localizado no cromossomo BTA11, e foi descrita primeiramente em animais da raça Holandesa na Austrália. Animais afetados por esta anomalia genética aparentam normais após o nascimento, porém a doença evolui rapidamente entre o terceiro e quinto dia, levando a perda de visão, convulsões, marcha instável e óbito. O cruzamento de raças zebuínas, como a raça Gir, com raças taurinas, como a Holandesa, é uma prática muito comum na pecuária, a exemplo da raça Girolando. Contudo, a possibilidade da disseminação silenciosa de doenças genéticas autossômicas recessivas é grande, devido a difícil identificação eficaz de portadores. Dessa forma, a genotipagem dos animais torna-se essencial para evitar perdas econômicas, servindo como um guia para cruzamentos. O presente estudo teve como objetivo a genotipagem de 490 touros da raça Girolando e 760 touros da raça Gir para o gene da BC por meio da técnica de PCR-RFLP, com posterior digestão com a enzima Ava II. Nenhum animal apresentou-se portador de BC, corroborando os relatos da literatura da não existência de rebanhos que contenham os alelos mutantes no Brasil. Assim sendo, a identificação de touros portadores de BC torna-se indispensável para manutenção do rebanho livre do gene mutante para a anomalia genética.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Gado de Leite. Eventos Técnicos & Científicos, 3).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCitrulinemia
dc.subjectPCR-RLFP
dc.titleAvaliação da presença de touros das raças Gir e Girolando portadores de citrulinemia no Brasil.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroBovino
dc.subject.thesagroGado Gir
dc.subject.thesagroDoença Animal
dc.subject.nalthesaurusGirolando
dc.format.extent2p. 90-94.
riaa.ainfo.id1169612
riaa.ainfo.lastupdate2024-11-27
dc.contributor.institutionARIANY LACERDA NOGUEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; LIDIANE LOEFFLER LIMA, CENTRO UNIVERSITÁRIO DO SUDESTE MINEIRO; LETÍCIA MILENA DE JESUS, CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIACADEMIA; DANIELE RIBEIRO DE LIMA REIS FAZA, CNPGL; ROBERT DOMINGUES, CNPGL; JOAO CLAUDIO DO CARMO PANETTO, CNPGL; MARCOS VINICIUS GUALBERTO B SILVA, CNPGL; MARTA FONSECA MARTINS, CNPGL; MARCO ANTONIO MACHADO, CNPGL.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Avaliacao-da-presenca-de-touros-das-racas-Gir-e-Girolando-portadores-de-citrulinemia.pdf442.81 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace