Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1169612
Título: Avaliação da presença de touros das raças Gir e Girolando portadores de citrulinemia no Brasil.
Autoria: NOGUEIRA, A. L.
LIMA, L. L.
JESUS, L. M. de
REIS, D. R. de L.
DOMINGUES, R.
PANETTO, J. C. do C.
SILVA, M. V. G. B.
MARTINS, M. F.
MACHADO, M. A.
Afiliação: ARIANY LACERDA NOGUEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; LIDIANE LOEFFLER LIMA, CENTRO UNIVERSITÁRIO DO SUDESTE MINEIRO; LETÍCIA MILENA DE JESUS, CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIACADEMIA; DANIELE RIBEIRO DE LIMA REIS FAZA, CNPGL; ROBERT DOMINGUES, CNPGL; JOAO CLAUDIO DO CARMO PANETTO, CNPGL; MARCOS VINICIUS GUALBERTO B SILVA, CNPGL; MARTA FONSECA MARTINS, CNPGL; MARCO ANTONIO MACHADO, CNPGL.
Ano de publicação: 2024
Referência: In: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA GADO DE LEITE – PIBIC/CNPq, 29., 2024, Juiz de Fora. Anais [...]. Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2024.
Páginas: p. 90-94.
Conteúdo: A Citrulinemia bovina (BC) é uma doença autossômica recessiva hereditária que se fundamenta na substituição de uma citosina por uma timina no códon 86 do gene argininosuccinato sinthetase bovino (ASS) localizado no cromossomo BTA11, e foi descrita primeiramente em animais da raça Holandesa na Austrália. Animais afetados por esta anomalia genética aparentam normais após o nascimento, porém a doença evolui rapidamente entre o terceiro e quinto dia, levando a perda de visão, convulsões, marcha instável e óbito. O cruzamento de raças zebuínas, como a raça Gir, com raças taurinas, como a Holandesa, é uma prática muito comum na pecuária, a exemplo da raça Girolando. Contudo, a possibilidade da disseminação silenciosa de doenças genéticas autossômicas recessivas é grande, devido a difícil identificação eficaz de portadores. Dessa forma, a genotipagem dos animais torna-se essencial para evitar perdas econômicas, servindo como um guia para cruzamentos. O presente estudo teve como objetivo a genotipagem de 490 touros da raça Girolando e 760 touros da raça Gir para o gene da BC por meio da técnica de PCR-RFLP, com posterior digestão com a enzima Ava II. Nenhum animal apresentou-se portador de BC, corroborando os relatos da literatura da não existência de rebanhos que contenham os alelos mutantes no Brasil. Assim sendo, a identificação de touros portadores de BC torna-se indispensável para manutenção do rebanho livre do gene mutante para a anomalia genética.
Thesagro: Bovino
Gado Gir
Doença Animal
NAL Thesaurus: Girolando
Palavras-chave: Citrulinemia
PCR-RLFP
Série: (Embrapa Gado de Leite. Eventos Técnicos & Científicos, 3).
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliacao-da-presenca-de-touros-das-racas-Gir-e-Girolando-portadores-de-citrulinemia.pdf442.81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace