Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1169615
Título: Genotipagem de genes de proteínas do leite, kappa-caseína, betacaseína e beta-lactoglobulina, em touros Gir e Girolando.
Autoria: JESUS, L. M. de
NOGUEIRA, A. L.
LIMA, L. L.
FERREIRA, R. C.
REIS, D. R. de L.
DOMINGUES, R.
MACHADO, M. A.
MARTINS, M. F.
SILVA, M. V. G. B.
Afiliação: LETÍCIA MILENA DE JESUS, CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIACADEMIA; ARIANY LACERDA NOGUEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; LIDIANE LOEFFLER LIMA, CENTRO UNIVERSITÁRIO DO SUDESTE MINEIRO; RAISSA CURY FERREIRA, UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS; DANIELE RIBEIRO DE LIMA REIS FAZA, CNPGL; ROBERT DOMINGUES, CNPGL; MARCO ANTONIO MACHADO, CNPGL; MARTA FONSECA MARTINS, CNPGL; MARCOS VINICIUS GUALBERTO B SILVA, CNPGL.
Ano de publicação: 2024
Referência: In: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA GADO DE LEITE – PIBIC/CNPq, 29., 2024, Juiz de Fora. Anais [...]. Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2024.
Páginas: p. 95-99.
Conteúdo: O leite fornece nutrientes essenciais e contém proteínas importantes como caseínas, lactoglobulinas e albuminas, que influenciam a sua qualidade, como o aumento do rendimento de alguns produtos lácteos. Os programas de melhoramento genético genotipam os touros para seleção dos alelos favoráveis destas proteínas. Assim, cada alelo dessas proteínas tem efeitos específicos, na kappa-caseína, o alelo A está associado a menor rendimento para produção de queijo, enquanto o alelo B resulta em maior rendimento. Enquanto para beta-caseína, o alelo A1 está ligado a problemas nutricionais e de saúde em humanos, já o alelo A2 promove maior produção de leite e proteína. Por fim, na betalactoglobulina, o alelo A aumenta a produção de leite, enquanto o alelo B confere maior teor de proteína e gordura. Esse estudo teve como objetivo a identificação dos genótipos para os genes da beta-lactoglobulina, kappa e beta-caseína para divulgação no Sumário de Touros da Raça Girolando e Gir Leiteiro. Para isto, foi extraído DNA de touros das raças Girolando (N=91) e Gir (N=42). Utilizou-se a técnica de amplificação por tetra ARMS-PCR e PCRRFLP, seguidas de eletroforese para a identificação dos genótipos. O resultado evidenciou uma predominância do genótipo A2A2 na beta-caseína, com frequências de 92,86% na raça Gir e 65,9% na raça Girolando. Enquanto na kappa- caseína, a frequência do genótipo AA foi de 92,9% na Gir e 51,6% na Girolando. A beta-lactoglobulina exibiu distribuição equilibrada dos alelos A e B, com o genótipo AB apresentando 52,3% na Gir e 64,1% na Girolando. Estes resultados são relevantes para programas de melhoramento genético, pois com essas informações nos sumários de touros Gir e Girolando, os produtores podem escolher os melhores touros com base nas características desejáveis.
Thesagro: Bovino
Proteína
Leite
Melhoramento Genético Animal
Palavras-chave: Genotipagem
Série: (Embrapa Gado de Leite. Eventos Técnicos & Científicos, 3).
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Genotipagem-de-genes-de-proteinas-do-leite.pdf177.42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace