Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1169618
Título: Características da biomassa e da silagem de genótipos de capim-elefante visando à produção de biogás.
Autor: COELHO, F. F.
SILVA, G. H. da
OTENIO, M. H.
CARNEIRO, J. da C.
BARROS, I. de
MACHADO, J. C.
Afiliación: FELIPE FERREIRA COELHO; GUILHERME HENRIQUE DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; MARCELO HENRIQUE OTENIO, CNPGL; JAILTON DA COSTA CARNEIRO, CNPGL; INACIO DE BARROS, CNPGL; JUAREZ CAMPOLINA MACHADO, CNPGL.
Año: 2024
Referencia: In: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA GADO DE LEITE – PIBIC/CNPq, 29., 2024, Juiz de Fora. Anais [...]. Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2024.
Páginas: p. 110-114.
Descripción: O capim-elefante é uma forrageira promissora para a produção de bioenergia, pelo seu rápido crescimento e elevada produção de biomassa, sendo rico em celulose, hemicelulose e lignina. Técnicas de ensilagem estão sendo aplicadas como estratégia para sua conservação, proporcionando uma fermentação adequada e utilização do material para a digestão anaeróbia. Neste contexto, o presente estudo avaliou a biomassa fresca e ensilada de sete genótipos de capim-elefante visando à produção de biogás. Foram realizadas análise de componentes principais e análise discriminante para avaliar as características da biomassa e da silagem no universo multivariado. A ensilagem resultou em baixa degradação das biomassas, com valores de pH e matéria seca próximos aos padrões recomendados, indicando o potencial da silagem de capim-elefante como substrato para a produção de biogás por meio da codigestão anaeróbia.
Thesagro: Bioenergia
Ensilagem
Palabras clave: Digestibilidade lignocelulósica
Cenchrus purpureus
Fermentação anaeróbia
Citación: (Embrapa Gado de Leite. Eventos Técnicos & Científicos, 3).
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Caracteristicas-da-biomassa-e-da-silagem-de-genotipos-de-capim-elefante.pdf470.53 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace