Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1170213
Título: Determinação do fluxo gênico entre o arroz vermelho e o arroz cultivado por marcadores SSR.
Autoria: BRUNES, T. O.
RANGEL, P. H. N.
BRONDANI, R. P. V.
MOURA NETO, F. P.
NEVES, P. C. F.
BRONDANI, C.
Afiliação: TULIANA OLIVEIRA BRUNES; PAULO HIDEO NAKANO RANGEL, CNPAF; ROSANA PEREIRA VIANELLO, CNPAF; FRANCISCO PEREIRA MOURA NETO, CNPAF; PERICLES DE CARVALHO FERREIRA NEVES, CNPAF; CLAUDIO BRONDANI, CNPAF.
Ano de publicação: 2003
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GENETICA, 49., 2003, Águas de Lindóia. A dupla hélice do DNA: anais. Águas de Lindóia: Sociedade Brasileira de Genética, 2003.
Conteúdo: O Arroz vermelho (Oryza sativa L.) é considerada a principal erva daninha da cultura do arroz irrigado pela sua alta capacidade de infestação de áreas de lavoura, o que ocasiona uma depreciação do produto colhido devido a mistura dos grãos vermelhos com os grãos comerciais. O grão vermelho é devido a coloração do pericarpo, fazendo-se necessário maior polimento no processamento industrial o que aumenta o número de grãos quebrados reduzindo seu valor comercial, e/ou submeter a massa de grãos colhida ao seletron para eliminação dos grãos vermelhos aumentando o preço do produto final. Estudos relatam uma taxa de cruzamento natural entre arroz vermelho e arroz cultivado variando de 1 a 7%, a qual está diretamente relacionada com a coincidência do florescimento, distância entre plantas de arroz vermelho e cultivado, e condições climáticas. Este trabalho objetivou determinar a distância com que ocorre o fluxo gênico entre o arroz vermelho e o arroz cultivado, através do uso de marcadores moleculares SSR (Simple Sequence Repeats).
Thesagro: Arroz Vermelho
Oryza Sativa
Marcador Molecular
Palavras-chave: Fluxo gênico
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPAF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cbg-2003-brunes.pdf47.11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace