Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1170440
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorDIMPÉRIO, A. S.
dc.contributor.authorSILVA, D. S.
dc.contributor.authorPEREIRA, W. E. de
dc.contributor.authorMEDEIROS, A. N. de
dc.contributor.authorCABRAL JUNIOR, C. R.
dc.contributor.authorBOTREL, M. de A.
dc.contributor.authorVIEIRA, M. E. Q.
dc.contributor.authorCAMPOS, M. C. C.
dc.date.accessioned2024-12-28T17:42:10Z-
dc.date.available2024-12-28T17:42:10Z-
dc.date.created2024-12-11
dc.date.issued2004
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 41., 2004, Campo Grande, MS. Produção animal e a segurança alimentar: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2004.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1170440-
dc.descriptionA alfafa (Medicago sativa L.) é uma leguminosa que se destaca pelo seu alto teor protéico de até 25% e grande potencial no rendimento em torno de 25 t/ha/ano de matéria seca (MS). Pode ser utilizada na forma verde picada, feno, silagem ou pastagem. Este trabalho teve o objetivo de avaliar a influência da calagem, adubação e inoculação na produtividade da MS da cultivar Crioula CNPGL. O experimento foi realizado na macrorregião do Bico do Papagaio, Estado do Tocantins, durante o período chuvoso e seco 2002-2003 e conduzido num delineamento em blocos casualizados com parcelas subdivididas com 8 tratamentos e 5 repetições. Foram efetuados treze cortes a 8,0 cm do nível do solo, considerando-se como ponto de corte os 10% iniciais de florescimento desta leguminosa. Houve diferença significativa (P<0,05) entre as estações analisadas em relação à disponibilidade de MS. Para o período chuvoso, a maior disponibilidade média foi de 4.371,90 kg/ha e para o período seco, de 3.226,97 kg/MS/ha. Verificou-se que houve decréscimo de MS à medida que foi aumentada a freqüência dos cortes. Uma maior quantidade de cal hidratada proporcionou uma maior produtividade de MS da alfafa na referida região.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCal hidratada
dc.titleDisponibilidade de matéria seca da "Medicago sativa L." na ausência e presença de calagem, adubação e inoculação na macrorregião do Bico do Papagaio no Tocantins.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroLeguminosa
dc.subject.thesagroFertilizante
dc.subject.thesagroProdutividade
riaa.ainfo.id1170440
riaa.ainfo.lastupdate2024-12-11
dc.contributor.institutionALFONSO SIQUEIRA DIMPÉRIO, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; DIVAN SOARES DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; WALTER ESFRAIN DE PEREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; ARIOSVALDO NUNES DE MEDEIROS, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; CYRO REGO CABRAL JUNIOR, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; MILTON DE ANDRADE BOTREL, CNPGL; MARIA EUNICE QUEIROZ VIEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO; MILTOM CÉSAR COSTA CAMPOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA.
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Disponibilidade-de-materia-seca-da-Medicago-sativa.pdf26.31 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousGoogle BookmarksMySpace