Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1170440
Título: Disponibilidade de matéria seca da "Medicago sativa L." na ausência e presença de calagem, adubação e inoculação na macrorregião do Bico do Papagaio no Tocantins.
Autoria: DIMPÉRIO, A. S.
SILVA, D. S.
PEREIRA, W. E. de
MEDEIROS, A. N. de
CABRAL JUNIOR, C. R.
BOTREL, M. de A.
VIEIRA, M. E. Q.
CAMPOS, M. C. C.
Afiliação: ALFONSO SIQUEIRA DIMPÉRIO, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; DIVAN SOARES DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; WALTER ESFRAIN DE PEREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; ARIOSVALDO NUNES DE MEDEIROS, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; CYRO REGO CABRAL JUNIOR, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; MILTON DE ANDRADE BOTREL, CNPGL; MARIA EUNICE QUEIROZ VIEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO; MILTOM CÉSAR COSTA CAMPOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA.
Ano de publicação: 2004
Referência: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 41., 2004, Campo Grande, MS. Produção animal e a segurança alimentar: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2004.
Conteúdo: A alfafa (Medicago sativa L.) é uma leguminosa que se destaca pelo seu alto teor protéico de até 25% e grande potencial no rendimento em torno de 25 t/ha/ano de matéria seca (MS). Pode ser utilizada na forma verde picada, feno, silagem ou pastagem. Este trabalho teve o objetivo de avaliar a influência da calagem, adubação e inoculação na produtividade da MS da cultivar Crioula CNPGL. O experimento foi realizado na macrorregião do Bico do Papagaio, Estado do Tocantins, durante o período chuvoso e seco 2002-2003 e conduzido num delineamento em blocos casualizados com parcelas subdivididas com 8 tratamentos e 5 repetições. Foram efetuados treze cortes a 8,0 cm do nível do solo, considerando-se como ponto de corte os 10% iniciais de florescimento desta leguminosa. Houve diferença significativa (P<0,05) entre as estações analisadas em relação à disponibilidade de MS. Para o período chuvoso, a maior disponibilidade média foi de 4.371,90 kg/ha e para o período seco, de 3.226,97 kg/MS/ha. Verificou-se que houve decréscimo de MS à medida que foi aumentada a freqüência dos cortes. Uma maior quantidade de cal hidratada proporcionou uma maior produtividade de MS da alfafa na referida região.
Thesagro: Leguminosa
Fertilizante
Produtividade
Palavras-chave: Cal hidratada
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Disponibilidade-de-materia-seca-da-Medicago-sativa.pdf26.31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousGoogle BookmarksMySpace