Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1171504
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDAMASCENO, R.
dc.contributor.authorCARRER, M. J.
dc.contributor.authorVINHOLIS, M. de M. B.
dc.contributor.authorSILVA, A. L. DA
dc.date.accessioned2025-01-14T16:46:58Z-
dc.date.available2025-01-14T16:46:58Z-
dc.date.created2025-01-14
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 62., 2024, Palmas. Bioeconomia, cadeias de valor e desafios do desenvolvimento regional: [anais...]. Brasília, DF: SOBER, 2024.
dc.identifier.isbn978-65-272-0678-1por
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1171504-
dc.descriptionEste artigo tem como objetivo identificar as tecnologias de agricultura digital e os principais fatores determinantes para sua adoção na produção de grãos. Para tanto, foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura, resultando 14 artigos para serem analisados. As tecnologias digitais encontradas foram classificadas em dois grandes grupos: (i) tecnologias digitais de apoio à gestão da propriedade e (ii) tecnologias digitais de apoio à produção no campo. As principais tecnologias de agricultura digital relacionadas à gestão de propriedade identificadas nos estudos revisados foram: Monitoramento da produção, Sensoriamento remoto, e o uso de internet móvel. As tecnologias de agricultura digital relacionadas à produção no campo foram amostragem georreferenciada de solo, aplicação de insumos a taxa variável, sistema de orientação de máquinas, agricultura de tráfego controlado, mecanização (tratores, rebocadores), sistema de plantio em fileiras, controles automáticos (principalmente GPS e barras de luz) e as tecnologias de irrigação com eficiência hídrica (gotejamento). As características da propriedade (tamanho, localização e posse da terra) e do proprietário (idade e anos de escolaridade), assim como a contratação de consultoria foram os principais fatores determinantes da adoção dessas tecnologias identificados nos estudos revisados. Esses resultados são importantes para auxiliar a tomada de decisão dos produtores rurais, criação de novas políticas públicas e também os desenvolvedores de tecnologias. Observou-se ainda que não há estudos sobre os determinantes e impactos da adoção de tecnologias digitais tendo como base microdados de produtores de soja no Brasil, o que indica um gap significativo de pesquisa.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectRevisão Sistemática de Literatura
dc.subjectAgricultura 4 0
dc.subjectProdução de grãos
dc.titleDeterminantes de adoção de tecnologia de agricultura digital por produtores de grãos: uma revisão.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroGrão
dc.subject.thesagroAgricultura de Precisão
dc.format.extent218 p.
riaa.ainfo.id1171504
riaa.ainfo.lastupdate2025-01-14
dc.contributor.institutionRODRIGO DAMASCENO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; MARCELO JOSÉ CARRER, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; MARCELA DE MELLO BRANDAO VINHOLIS, CPPSE; ANDREA LAGO DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DeterminantesAdocaoTecnologia.pdf566.16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace