Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1171685
Título: Avaliação do modelo plano 3D para determinação de carbono em solos brasileiros utilizando um sistema LIBS automatizado para análise comercial em larga escala.
Autor: SILVA, K. S. G. da
RIBEIRO, A. V.
COSTA, V. C.
XAVIER, A. A. P.
LIMA FILHO, M. H.
VILLAS BOAS, P. R.
MARTIN NETO, L.
MAGALHÃES, A. B.
MILORI, D. M. B. P.
Afiliación: AGROROBÓTICA FOTÔNICA EM CERTIFICAÇÕES AMBIENTAIS; AGROROBÓTICA FOTÔNICA EM CERTIFICAÇÕES AMBIENTAIS; AGROROBÓTICA FOTÔNICA EM CERTIFICAÇÕES AMBIENTAIS; AGROROBÓTICA FOTÔNICA EM CERTIFICAÇÕES AMBIENTAIS; AGROROBÓTICA FOTÔNICA EM CERTIFICAÇÕES AMBIENTAIS; PAULINO RIBEIRO VILLAS BOAS, CNPDIA; LADISLAU MARTIN NETO, CNPDIA; AGROROBÓTICA FOTÔNICA EM CERTIFICAÇÕES AMBIENTAIS; DEBORA MARCONDES BASTOS PEREIRA, CNPDIA.
Año: 2024
Referencia: In: BASSOI, L. H.; BERNARDI, A. C. de C.; VAZ, C. M. P.; PIRES, J. L. F.; GEBLER, L.; JORGE, L. A. de C.; INAMASU, R. Y. (ed.). Agricultura de Precisão: Um Novo Olhar na Era Digital. São Carlos, SP: Editora Cubo, 2024. cap. 22.
Descripción: O solo tem uma grande importância na mitigação dos gases do efeito estufa (GEE), uma vez que armazena pelo menos duas vezes mais carbono do que está contido na atmosfera na forma de dióxido de carbono (CO2) e pode retê-lo por longos períodos. Nesse contexto, a Conferência Mundial do Clima de 2015, em Paris, lançou a iniciativa 4 por 1000 para promover uma rede voluntária global com foco em aumentar em 0,04% o estoque de carbono no solo e compensar o aumento anual nas emissões antropogênicas de CO2 na atmosfera. Um dos maiores desafios dessa iniciativa é a disponibilidade de técnicas que permitam a mensuração, reporte e verificação do carbono estocado no solo de forma precisa, reprodutível e economicamente viável. Nesse contexto, a espectroscopia de emissão óptica com plasma induzido por laser (LIBS) é uma técnica promissora para a determinação da fertilidade dos solos, pois é uma técnica de análise rápida e ambientalmente amigável. Neste estudo, o modelo plano 3D que é um caso particular de regressão linear múltipla (MLR) foi usado para a predição do carbono nas amostras de solos. O modelo plano 3D apresentou bom desempenho para as figuras de mérito avaliadas, incluindo: coeficiente de determinação (R2 ); razão de desempenho interquartil (RPIQ); erro quadrático médio de calibração (RMSEC); e erro quadrático médio de validação (RMSEV). Os resultados deste estudo indicam que a técnica LIBS em conjunto com o modelo 3D tem potencial para a determinação de carbono em solos em escala comercial, fornecendo resultados confiáveis, rápidos e com baixo custo, uma vez que reduz o uso de reagentes químicos e geração de resíduos. Assim, a técnica de LIBS pode contribuir para o mapeamento do carbono visando a definição de zonas de manejo e a aplicação de insumos como fertilizantes, corretivos e sementes a taxa variável.
Palabras clave: LIBS
Modelo 3D
Espectroscopia
Tipo de Material: Parte de livro
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Capítulo em livro científico (CNPDIA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
P-Avaliacao-do-modelo-plano-3D-para-determinacao-de-carbono-em-solos-brasileiros-utilizando.pdf672.25 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace