Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1171744
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVILELA, A. L. de O.
dc.contributor.authorFERREIRA, A. M. O.
dc.contributor.authorALVES, M. V. P.
dc.contributor.authorCARDOSO, M. das G.
dc.contributor.authorROSA, S. D. V. F. da
dc.date.accessioned2025-01-20T13:48:06Z-
dc.date.available2025-01-20T13:48:06Z-
dc.date.created2025-01-20
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISAS CAFEEIRAS, 48., 2024, Franca, SP. O café nosso de cada dia, com mais tecnologia: trabalhos apresentados. Varginha, MG: Fundação Procafé, 2024.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1171744-
dc.descriptionO café é a segunda maior commodity e uma das bebidas mais consumidas do mundo. Tendo em vista as exigências do mercado consumidor por uma bebida de qualidade superior, dos cafés especiais, a indústria gera cada vez maiores quantidades de subprodutos no processamento do café em diferentes etapas, os quais são impróprios para o consumo e representam sérios problemas ambientais. Entre os subprodutos tem-se grãos defeituosos, imaturos, pretos, ardidos, polpa, casca, borra, entre outros. Com a crescente produção de café projetada para os próximos anos, torna-se indispensável a necessidade de equilibrar essa produção com o aproveitamento adequado dos subprodutos do café para o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis que proporcionem geração de novos produtos com valor agregado, visando reduzir as perdas dos produtores durante o processamento do café. Nesse sentido, o objetivo no trabalho foi avaliar os efeitos de extratos de café verde (CV) e torrado (CT) em diferentes concentrações, na germinação de sementes de alface e de picão-preto. Pode-se concluir que o extrato de CT a partir da concentração de 50% reduz a germinação das sementes de alface. Enquanto, o extrato de CV nas concentrações de 75 e 100% inibem a germinação das sementes de picão-preto. Dessa forma, tanto o tipo de extrato quanto a concentração a ser utilizada depende da espécie a ser analisada.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleExtrato de café reduz a germinação de sementes de alface e picão-preto.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroExtrato
dc.subject.thesagroGerminação
dc.subject.thesagroSemente
dc.subject.thesagroAlface
dc.subject.thesagroPicão Preto
dc.format.extent2p. 365-366
riaa.ainfo.id1171744
riaa.ainfo.lastupdate2025-01-20
dc.contributor.institutionANA LUIZA DE OLIVEIRA VILELA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; ANA MARIA OLIVEIRA FERREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; MARCUS VINICIUS P. ALVES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; MARIA DAS G. CARDOSO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; STTELA DELLYZETE VEIGA F DA ROSA, CNPCA.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (SAPC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Extrato-de-cafe-reduz-2024.pdf160.14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace