Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1171821
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCOSTA, M. C.
dc.contributor.authorMIZAEL, R. R.
dc.contributor.authorFERREIRA, A. M. O.
dc.contributor.authorFARIA, M. M. L.
dc.contributor.authorASSIS, J. G. R. de
dc.contributor.authorROSA, S. D. V. F. da
dc.date.accessioned2025-01-21T15:47:06Z-
dc.date.available2025-01-21T15:47:06Z-
dc.date.created2025-01-21
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFLA, 37., 2024, Lavras, MG. Anais... Lavras: Universidade Federal de Lavras, 2024.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1171821-
dc.descriptionSementes do gênero Coffea por serem sensíveis a perda de água e não tolerarem secagens a níveis muito baixos de umidade sem que haja comprometimento da qualidade, são classificadas como recalcitrantes a intermediárias. A liofilização, também conhecida como secagem por congelamento, é um processo que remove a água de uma substância através da sublimação, que é a transição direta do estado sólido para o estado gasoso, sem passar pelo estado líquido. Por meio da liofilização, as sementes de café podem atingir um teor de umidade em torno de 5% base úmida (bu), o que levaria a morte das sementes por métodos de secagem convencionais. Com isso, a liofilização pode ser uma estratégia eficaz para manter a qualidade das sementes de café, preservando suas estruturas celulares e funções metabólicas. Objetivou-se, neste estudo, avaliar a viabilidade das sementes de café arábica secadas em diferentes umidades após o processo de liofilização. Sementes de Coffea arabica L., cultivar MGS Paraíso II, foram secadas em sílica gel até atingirem as umidades de 35%, 25% e 15% (bu) e liofilizadas até atingirem aproximadamente 5% de umidade. Foi avaliada a qualidade fisiológica das sementes antes e após liofilização, pelos testes de tetrazólio, germinação e condutividade elétrica. Foi observado, após liofilização, que a germinação das sementes na umidade de 35% reduziu de 89% para 4%, na umidade de 25%, de 93% para 50% e na umidade de 15%, de 84% para 71%. Em relação a viabilidade, na umidade de 15%, tratamento de melhor qualidade fisiológica, obteve uma viabilidade de 7,5% maior após liofilização das sementes. Conclui-se que, a técnica é uma alternativa viável para preservar sementes de Coffea arabica L. cultivar MGS Paraíso II com umidade de 15% mesmo que a liofilização tenha ocasionado redução na qualidade fisiológica das sementes para a maioria das variáveis analisadas.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleViabilidade das sementes de café após liofilização.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroLiofilização
dc.subject.thesagroSemente
dc.subject.thesagroCoffea Arábica
dc.subject.thesagroTeste de Tetrazólio
dc.format.extent21 p.
riaa.ainfo.id1171821
riaa.ainfo.lastupdate2025-01-21
dc.contributor.institutionMARIANA CHAGAS COSTA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; RAFAELA REZENDE MIZAEL, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; ANA MARIA OLIVEIRA FERREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; MAURO MAGALHÃES LEITE FARIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; JANAÍNA GUARIEIRO RIBEIRO DE ASSIS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; STTELA DELLYZETE VEIGA F DA ROSA, CNPCA.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (SAPC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Viabilidade-das-sementes-de-cafe-2024.pdf3.45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace