Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1171821
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorCOSTA, M. C.
dc.contributor.authorMIZAEL, R. R.
dc.contributor.authorFERREIRA, A. M. O.
dc.contributor.authorFARIA, M. M. L.
dc.contributor.authorASSIS, J. G. R. de
dc.contributor.authorROSA, S. D. V. F. da
dc.date.accessioned2025-01-21T15:47:06Z-
dc.date.available2025-01-21T15:47:06Z-
dc.date.created2025-01-21
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFLA, 37., 2024, Lavras, MG. Anais... Lavras: Universidade Federal de Lavras, 2024.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1171821-
dc.descriptionSementes do gênero Coffea por serem sensíveis a perda de água e não tolerarem secagens a níveis muito baixos de umidade sem que haja comprometimento da qualidade, são classificadas como recalcitrantes a intermediárias. A liofilização, também conhecida como secagem por congelamento, é um processo que remove a água de uma substância através da sublimação, que é a transição direta do estado sólido para o estado gasoso, sem passar pelo estado líquido. Por meio da liofilização, as sementes de café podem atingir um teor de umidade em torno de 5% base úmida (bu), o que levaria a morte das sementes por métodos de secagem convencionais. Com isso, a liofilização pode ser uma estratégia eficaz para manter a qualidade das sementes de café, preservando suas estruturas celulares e funções metabólicas. Objetivou-se, neste estudo, avaliar a viabilidade das sementes de café arábica secadas em diferentes umidades após o processo de liofilização. Sementes de Coffea arabica L., cultivar MGS Paraíso II, foram secadas em sílica gel até atingirem as umidades de 35%, 25% e 15% (bu) e liofilizadas até atingirem aproximadamente 5% de umidade. Foi avaliada a qualidade fisiológica das sementes antes e após liofilização, pelos testes de tetrazólio, germinação e condutividade elétrica. Foi observado, após liofilização, que a germinação das sementes na umidade de 35% reduziu de 89% para 4%, na umidade de 25%, de 93% para 50% e na umidade de 15%, de 84% para 71%. Em relação a viabilidade, na umidade de 15%, tratamento de melhor qualidade fisiológica, obteve uma viabilidade de 7,5% maior após liofilização das sementes. Conclui-se que, a técnica é uma alternativa viável para preservar sementes de Coffea arabica L. cultivar MGS Paraíso II com umidade de 15% mesmo que a liofilização tenha ocasionado redução na qualidade fisiológica das sementes para a maioria das variáveis analisadas.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleViabilidade das sementes de café após liofilização.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroLiofilização
dc.subject.thesagroSemente
dc.subject.thesagroCoffea Arábica
dc.subject.thesagroTeste de Tetrazólio
dc.format.extent21 p.
riaa.ainfo.id1171821
riaa.ainfo.lastupdate2025-01-21
dc.contributor.institutionMARIANA CHAGAS COSTA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; RAFAELA REZENDE MIZAEL, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; ANA MARIA OLIVEIRA FERREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; MAURO MAGALHÃES LEITE FARIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; JANAÍNA GUARIEIRO RIBEIRO DE ASSIS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; STTELA DELLYZETE VEIGA F DA ROSA, CNPCA.
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (SAPC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Viabilidade-das-sementes-de-cafe-2024.pdf3.45 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace