Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1171827
Título: Como a cultivar e o tempo de germinação influenciam os perfis de aminoácidos de arrozes?
Autor: OLIVEIRA, M. E. A. S.
BASSINELLO, P. Z.
COLOMBARI FILHO, J. M.
CARVALHO, C. W. P. de
TAKEITI, C. Y.
Afiliación: MARIA EUGENIA ARAUJO SILVA OLIVEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; PRISCILA ZACZUK BASSINELLO, CNAT; JOSE MANOEL COLOMBARI FILHO, CNPAF; CARLOS WANDERLEI PILER DE CARVALHO, CTAA; CRISTINA YOSHIE TAKEITI, CTAA.
Año: 2024
Referencia: In: SEMANA DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA, 22.; JORNADA DE PÓS-GRADUAÇÃO, 9., 2024, Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2024.
Páginas: 5 p.
Descripción: O arroz (Oryza sativa L.) é alimento básico além de ser fonte de energia, vitaminas, minerais e compostos bioativos. Existem diferentes cultivares de arrozes pertencentes as subespécies Indica e Japonica. A germinação é uma tecnologia simples capaz de melhorar a qualidade nutricional e tecnologica dos cereais. Os objetivos do trabalho foram avaliar o teor de amilose, o efeito da germinação e do polimento no teor de aminoácidos totais e livres em duas cultivares de arroz. A germinação aumentou perfil dos aminoácidos totais e livres, especialmente GABA e o polimento reduziu os teores desses compostos, mas esta redução foi mais pronunciada nos arrozes não germinados. Os resultados indicaram diferença do teor de amilose entre as cultivares e que a germinação foi eficaz no incremento destes compostos especialmente GABA na cultivar Mochi (amido ceroso).
Thesagro: Germinação
Arroz
Palabras clave: Aminoácidos
Ácido gama amino butírico
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNAT)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CultivarTempoGerminacao.pdf284.9 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace