Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1172182
Título: Caracterização do potencial de contaminação ambiental de produtos químicos utilizados em manejos de cultura anual e cultura perene.
Autoria: LEÃO, N. C. A.
KARAM, D.
SILVA, A. F. da
SILVA, J. R. O.
MENDES, S. M.
Afiliação: NATÁLIA CORREA ALVES LEÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI; DECIO KARAM, CNPMS; AMILTON FERREIRA DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI; JÚLIA RESENDE OLIVEIRA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; SIMONE MARTINS MENDES, CNPMS.
Ano de publicação: 2025
Referência: In: CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO, 34., 2024, Palmas, TO. Sistemas de produção em fronteiras agrícolas: resumos. Sete Lagoas: Associação Brasileira de Milho e Sorgo, 2025.
Páginas: p. 166.
Conteúdo: A agricultura moderna, especialmente a brasileira, tem evoluído significativamente desde a Segunda Guerra Mundial, impulsionada pela Revolução Verde, que introduziu tecnologias destinadas a aumentar a produção agrícola. No entanto, o uso intensivo de agrotóxicos gerou preocupações ambientais e de saúde pública, devido aos impactos adversos desses produtos. A literatura aponta que o Brasil está entre os maiores consumidores de produtos químicos agrícolas no mundo, enfrentando problemas como resistência de pragas e contaminação ambiental. Este estudo visa determinar o impacto ambiental associado ao uso de produtos químicos na cultura do milho e do café, utilizando o modelo de Quociente de Impacto Ambiental (QIA).
Thesagro: Abelha
Milho
Palavras-chave: Quociente de Impacto Ambiental
Risco ambiental
Sustentabilidade
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Caracterizacao-do-potencial-de-contaminacao-ambiental.pdf208.12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace