Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1172499
Título: Desvendando a etiologia do complexo de doenças “Podridão de Phomopsis” da berinjela no Brasil e busca por fontes de resistência de amplo espectro em Germoplasma de Solanum melongena L.
Autoria: SILVA, B. A. da
Afiliação: BRUNO ALVES DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO.
Ano de publicação: 2024
Referência: 2024.
Páginas: 101 f.
Conteúdo: O presente trabalho teve como objetivo esclarecer a etiologia da podridão de Phomopsis no Brasil, além de testar a patogenicidade de isolados em frutos (cultivar Ciça) e avaliar a coleção de acessos de berinjela pertencentes à Embrapa Hortaliças visando identificar fontes de resistência genética efetivas contra os possíveis agentes causais da doença. As análises filogenéticas feitas com base na informação das sequências das regiões genômicas (ITS- espaço interno transcrito, TEF- fator de elongação, Tub-2- beta tubulina e ACT- α actina) para 21 isolados, identificou um complexo de espécies fúngicas causando a doença. Reconhecidas como: (Boeremia sp1 e Boeremia sp2), Cumuliphoma pneumoniae, (Diaporthe endophytica, D. griceae e D. vexans) e (Stagonosporopsis sp. e S. pogostemon). Este é o primeiro relato das espécies ocorrendo em berinjela no Brasil.
Thesagro: Berinjela
Solanum Melongena
Phomopsis
Podridão Mole
Resistência
Fungo
Palavras-chave: Podridão de Phomopsis
Notas: Dissertação (Mestrado em Fitopatologia). Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024. Orientador: Ailton Reis, Embrapa Hortaliças. Coorientador: Leonardo Silva Boiteux, Embrapa Hortaliças.
Tipo do material: Teses
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Tese/dissertação (CNPH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TS-CNPH-42186.pdf1.57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace