Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1172674
Título: Estrutura do dossel e produção de forragem em capim-tanzãnia manejado sob três alturas de resíduo durante o inverno nos Tabuleiros Costeiros de Sergipe.
Autor: GOMIDE, C. A. de M.
SANTOS, N. L.
RANGEL, J. H. de A.
Afiliación: CARLOS AUGUSTO DE MIRANDA GOMIDE, CNPGL; NAILSON LIMA SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE; JOSE HENRIQUE DE ALBUQUERQUE RANGEL, CPATC.
Año: 2006
Referencia: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 43., 2006, João Pessoa. Produção animal em biomas tropicais: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2006.
Descripción: O ensaio foi realizado na região dos Tabuleiros Costeiros do Nordeste em campo experimental da Embrapa para avaliação de três alturas de resíduo em capim-Tanzânia durante o período chuvoso de 2005. O estudo foi realizado em parcelas de 4 X 3 m avaliando as alturas de resíduo de 20, 35 e 50 cm. As parcelas foram dispostas inteiramente ao acaso com seis repetições por tratamento. A freqüência de corte das parcelas foi determinada pelo alcance do índice de 95% de interceptação da radiação incidente, ou pela sua estabilização em três leituras consecutivas. As leituras foram realizadas semanalmente usando-se aparelho analisador de dossel, após o rebaixamento das parcelas. Avaliou-se, além da interceptação luminosa alcançada e seu respectivo índice de área foliar, a produção de forragem acima da altura residual (biomassa colhível), a altura da vegetação, a biomassa total, o acúmulo de material morto, a relação folha/colmo e a densidade de perfilhos. O critério de 95% de interceptação luminosa só foi alcançado nas parcelas sob resíduo de 50 cm. Apesar dos menores valores de interceptação luminosa e do índice de área foliar no momento do corte, e do menor número de cortes no período, o resíduo de 20 cm apresentou maior produção de biomassa colhível que as demais. Os resíduos estudados alteraram a estrutura da vegetação, apesar da biomassa colhível ser composta basicamente por folhas verdes em todos os tratamentos. A densidade de perfilhos não foi alterada pelas alturas de resíduo.
Thesagro: Gramínea
Biomassa
Palabras clave: Interceptação luminosa
Densidade perfilho
Material morto
Relação folha/colmo
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Estrutura-do-dossel-e-producao-de-forragem-em-capim-tanzania.pdf24.27 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace